Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
312 Views No comments
4
vote

No coração das trevas

"O Nevoeiro" é uma daquelas experiências que nos lembram para que o cinema é feito: nos transportar. Somos tirados da sala escura e colocados em meio àqueles personagens angustiados, desesperados por uma salvação que talvez nunca virá.

Adaptado de um conto de Stephen King, "O Nevoeiro" conta a história de uma cidadezinha que, depois de uma tempestade, é engolida por um nevoeiro. O filme é dirigido por Frank Darabont, já vetereano em adaptações de King. Antes, dirigiu "Um Sonho de Liberdade" e "À Espera de um Milagre".

O que torna "O Nevoeiro" o melhor filme de horror de 2008 é que Darabont entendeu que os monstros representam a escuridão da alma humana. E o terror que se tem da névoa é o mesmo que existe dentro de nós reprimido pela confiança nas instituições. E quando isto se ausenta, o ser humano é mais monstruoso e perverso do que qualquer criatura. E as criaturas não são o perigo real do filme.

O real perigo de "O Nevoeiro" se chama Sra. Carmody (Marcia Gay Harden), religiosa fanática que vê no nevoeiro o fim dos tempos e instala o caos dentro daquela comunidade. Marcia Gay Harden faz, depois de Ledger como o Coringa de "Cavaleiro das Trevas", a melhor atuação coadjuvante. Sra. Carmody junto de seus delírios e triunfos aterroriza tanto que concluimos que ela é o verdadeiro perigo do longa.

"O Nevoeiro" erra pouco apostando em algumas atuações caricatas e um breve romance desnecessário, mas que não tiram o mérito de melhor filme de horror visto em 2008 e uma das melhores adaptações das obras de Stephen King.

Só mais uma coisa: o final de "O Nevoeiro" é pertubador e um dos melhores que já vi em toda minha vida cinéfila.

9/10
Avatar
Added by Leonardo Knox
10 years ago on 26 January 2009 23:41

People who voted for this also voted for