Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
467 Views
1
vote

The Passage

(em portugues)
(originalmente publicado em www.teleseries.com.br)
Graças aos deuses chegou o dia do décimo episódio da terceira temporada, abro o review do final do episódio, e com muita tristeza afinal foi um grande choque a morte de Louanne “Kat” Katraine, alguns personagens já morreram nessa temporada, mas a única morte de importância pra série foi a da Ellen e essa agora da Kat, afinal a personagem estava se tornando a grande rival de Starbuck, tinha virado CAG na ausência de Lee, que tinha se tornado comandante da Pegasus, enfim a personagem tinha certa importância para a série e eu tinha certo apego pela mesma, afinal ela se tornou piloto militar após os ataques, por necessidade dos humanos de terem pilotos, e acabou sendo melhor piloto que muitos que eram há muito mais tempo, inclusive alguns que a treinaram.

A Passagem

Feito os devidos registros vamos ao episódio para ver como a morte aconteceu, de cara vemos que a frota está com o seu armazenamento de comida reduzido devido a uma contaminação do mesmo, legal eles abordarem isso, pois pelo que me recordo até então não tinha sido comentado de onde propriamente dito vinha o alimento deles.
Athena vai em busca de uma passagem pra chegar a um planeta que teria grande número de algas, e que consequentemente serviria pra suprir as necessidades da frota, porém a alta radiação em torno do planeta impede o acesso a ele por isso a busca por uma passagem, que da nome ao episódio, para assim conseguir se chegar ao planeta.
Claro que a cylon mais uma vez salva os humanos conseguindo achar uma passagem, mas como é impossível levar o alimento a frota (devido ao grande número de viagens e da frota ficar desprotegida sem a Galactica) eles decidem levar a frota ao alimento, afinal já que Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, então usando a passagem em meio à radiação e através de uma série de cinco saltos todos os humanos vão conseguir chegar ao planeta, o problema é que as naves civis ficam sem dradis (radar) devido a ela e não tem como a frota chegar ao planeta.
Portanto para as naves civis não se perderem os pilotos se tornam cada um responsável por passar as naves civis às coordenadas no meio da radiação, ai se fez o problema, os pilotos tem que achar logo a nave e passar para elas as coordenadas ou todos os tripulantes morrem devido à proteção das naves civis durar apenas alguns minutos (também não tem como a nave retornar por conta própria já que eles perdem a noção das próprias coordenadas devido ao salto).
Por isso também não podem os pilotos, por mais que os Raptors sejam mais resistentes que o normal, ficar muito tempo levando as naves ou eles morrem devido a ser exposto a alta dose de radiação, portanto é dado para eles um marcador, uma espécie de relógio de pulso, com um mostrador com o índice de radiação, no momento que ele começar a se deteriorar e ficar negro significa que o piloto vai morrer. E para piorar devido à nuvem de radiação em torno do planeta torna a visibilidade pavorosa deixando os pilotos mais perdidos que cego em tiroteio.
Então para evitar erros devido à fadiga eles decidem dar estimulantes aos pilotos, Kat que já teve problemas com o uso dos mesmos (acho que todos se lembram no episódio “Final Cut”) fica contrária:
“(...) Não podemos usar estimulantes!”
Kara não perde a chance pra meter o dedo na ferida da rival:
“Você costumava gostar de estimulantes, Kat”.
Não gostei da atitude da loira, afinal ela já cometeu muitos erros e não vejo ninguém jogando isso na cara dela. Mas acho que ela pode estar mal humorada devido ter terminado com Anders por mais que o rapaz sirva Kara sempre que possível não deve estar satisfazendo a sua ex da forma que ela gostaria, é falta de sexo é triste.
Outra atitude tomada é de temporariamente deixar parte dos civis na Galactica para caso as naves se perderam nem terem muitas baixas, é um desses civis que vai reconhecer a Kat, mas isso eu trato mais pra frente.
Nesse vai e vem de naves para realizar as cinco viagens começam as baixas, Hot-Dog perde a primeira, a Adriatic, depois é a vez de Kat perder a Carina, foi triste, pois por muito pouco a moça não conseguiu passar as coordenadas, ela chega a visualizar a nave, mas logo depois ela desaparece em meio às nuvens da nebulosa radiativa e eles tem que saltar já que o marcador começava a ficar negro.
Com certeza uma morte horrível devido à radiação, só de ver os efeitos que causa nos pilotos durante o breve período de exposição, como a queda de cabelo de Kat, fico imaginando os horrores que passaram os poucos tripulantes das naves que se perderam. Mas falta um salto, uma ultima viagem, que eu tratarei no final do review.
Outras cenas que foram importantes: às brigas por comida, como a que Kat não tem comida para dividir, Kara se estressa com a mesma falando que ela é egoísta, ou o diálogo de Tigh com Adama sobre como os tripulantes da frota tem se comportado devido à falta de comida, enfim foi bom ver esse sentimento humano de disputa quando as coisas ficam feias, afinal a gente vê isso todos os dias, infelizmente mais do que se gostaria de ver. E outra muito boa foi a da volta de Tigh ao CIC.

Basestar

D’Anna continua a sua busca entre o existente entre ‘a vida e a morte’ e continua tentando ver o rosto dos ‘cinco finais’ porém seu pequeno segredinho é descoberto logo por Gaius Baltar, o Doutor percebe a gosma (que tem no local aonde os cylons ressuscitam) deduzindo acertadamente que D’Anna anda se matando para fazer download e conseguir ver o ‘além’ durante a transição, Gaius que por sinal continua dividindo a cama com as duas cylons loiras, esse ai deve estar com a bola toda no mundo robótico.
Baltar continua se indagando se é ou não cylon, porém D’Anna diz não lembrar do rosto dos ‘cinco finais’ então Baltar decide que só a uma maneira de descobrir, aqui todos como eu devem ter achado que o doutor ia se matar como D’Anna, mas (in) felizmente ele apenas decidiu ‘falar’ com o Hibrido, Baltar põem a mão no líquido que o banha contra indicação de D’Anna, e tem o seu braço agarrado, após agarrá-lo o Híbrido passa uma mensagem para Baltar. Parecia ser uma daquelas doideiras do Híbrido, porém Baltar parece conseguir ‘traduzir’ ou melhor, decifrar (‘olho de vaca’ = Hera). Assim ele descobre que devem ir a um planeta escondido por uma nebulosa para chegar ao “Olho de Júpiter”, um possível artefato como “A Flecha de Apollo” (Júpiter marido de Hera; ‘olho do marido’). E lá desvendar a “mão nas sombras da luz” que parece ser a identidade dos ‘cinco finais’ (mão = dedos = cinco).

O Passado e a morte de Kat

Descobrimos nesse episódio também o passado de Kat, ou melhor, dizer Sasha?A menina encontra com um ex-namorado, mas diz que seu nome não é mais Sasha e sim Capitã Louanne Katrine, porém o ex rebate de imediato:
“Eles sabem quem você é?”
Levantando suspeitas sobre o que Kat fazia antes de se tornar piloto.
Durante os saltos Kara vê os dois discutindo e vai interrogar Enzo, após descobrir parte da verdade Kara bota Kat contra a parede, assim descobrimos que “Sasha” assumiu o nome Katrine, uma mulher que morreu dois dias antes dos ataques as colônias, e o passado sombrio de Kat é que ela era uma drogada e Enzo na verdade era o fornecedor dela, eles eram uma espécie de comunidade de criminosos, após levantar suspeitas de que os cylons podem ter usado de criminosos para chegar às colônias e que Katrine poderia ser uma traidora, Kara diz acreditar na moça e diz saber que ela é uma mulher inteligente, como diz o Almirante, sendo assim Kat pede pra Kara não contar o seu passado nebuloso para Adama, pois quer contar ela mesma, a loira olha pra Kat longamente nada responde, parecendo aceitar o pedido, Kara vira e vai embora.
Pessoalmente não gostei dessa tentativa de contar a vida de Kat só pra sua morte fazer sentido, foi uma chance de humanizá-la só pra morte dela chocar mais, além de desnecessário deixou mais evidente que ela ia morrer então no momento que ela fica em situação de escolher entre a vida dele e a dos civis a resposta já era sabida, acho que se eles queriam humanizar a moça podiam ter feito em outros episódios próximos, no anterior talvez, enfim eu não gostei disso apesar do episódio ser muito bom.
Enfim o último salto, a última cena da nossa Kat, primeiro ela se ‘despede’ em uma cena de sexo com Enzo, depois ela rouba, do armário de Helo ao que parece, um dos marcadores de radiação que não estava deteriorado já que o dela estava preto e ela não poderia pilotar.
Mas mais uma vez a moça perde a sua nave, a Faru Sadin, mas a radiação causa grandes danos a Galactica, portanto é hora de saltar, mas Kat se recusa a perder outra nave, ela desobedece à ordem de Adama e fica a procurar a nave se expondo a radiação mais do que deveria, ela se sacrifica mais consegue achar a Faru Sadin.
Ao chegar de volta a Galactica Kat é ovacionada por toda tripulação, mas ela sofre um colapso e desmaia. Muito bonito esse sacrifício que ela fez pra salvar a vida de outros, por mais que a vida de um piloto seja crucial para a frota, principalmente na atual situação de escassez de bons pilotos, uma vida nunca deve valer mais que várias, e seguindo esse raciocínio Kat sacrificou a sua para salvar várias.
Vendo a morte de perto, Kat chama Kara para ela poder partir sem mágoas da loira, as duas se acertam, mas quando a emoção começa a ficar mais forte, Kara fala que tem que ir e com lágrimas nos olhos ela deixa Katrine com um frasco de pílulas para dormir, provavelmente para o caso de Kat não agüentar as dores e cometer suicídio.
Sai Kara e chega Adama, o Almirante vem se despedir de Kat, ele vai visitar a moça para lhe promover novamente ao cargo de CAG, mesmo sabendo que Kat não vai sair viva dali, diante da homenagem Kat vê que tem a ultima chance de contar a verdade sobre seu passado a Adama, mas o Almirante diz já saber o suficiente, ele não se importa com o que aconteceu antes de Kat se tornar piloto para ele, apenas com o que ela fez durante esse período. Ele pega uma cadeira e senta, Kat se pergunta:
“Você... fica?”.
Adama responde:
“Oh... eu fico!”
E Kat parte, Adama promove ela para o posto de CAG na frente dos outros pilotos, e Kara encerra o episódio fincando uma foto de Kat no memorial, na parede da Galactica, com todos que faleceram ou estão desaparecidos, e assim com muita tristeza pela morte, mas dando parabéns pelo ato lindo que Kat fez, encerro meu review.

Curiosidades do episódio:
_A série usa roteiro semelhante ao da série original, em um determinado episódio em que a comida armazenada é contaminada e eles enfrentam problemas para conseguir comida em um planeta, no episódio seguinte que encerra a busca por comida uma mulher piloto de Viper acaba por falecer na cama do hospital.
_ Kara acaba por tachear a foto de Kat, perto da foto que Kat fincou no episódio “Scar”, que era da namorada de Reilly’s, um dos pilotos por Scar.
_Olmos sugeriu que os atores deveriam filmar após ficar um período de tempo sem comer, nem todos os atores adotaram a idéia.
_Durante os aplausos para Tigh no seu retorno ao CIC, vemos que Gaeta não parecia muito animado sendo um dos únicos que não aplaudiu, por motivos óbvios.
_ Na verdade Hera é esposa de Zeus, mas o equivalente de Zeus na mitologia romana é Júpiter, o equivalente de Hera é Juno.
_Há 41.420 sobreviventes, 2 a menos que no último episódio, provavelmente duas mortes não mostradas, ou até mais que duas mortes levando em conta que tenha nascido alguém.
_Pela segunda vez teve uma frase censurada pelo canal Sci-Fi, na cena da briga por comida, em que Kat diz ter dado a sua barra de proteína para o Dr.Cottle, Kara diz que ela deu uma “head” (piada para sexo oral) para Cottle.
_ Hot-Dog é agora o único dos três novatos que foram introduzidos no episódio “Act of Contrition” que está vivo.
_Em certo momento no memorial da pra ler “God rest your souls” (algo como “Deus cuide de nossas almas”) e não o tradicional “Gods rest your souls”, a única mancada que eu me lembro que feriu o até então inabalado politeísmo dos humanos. Com certeza o cara que se descuidou disso no episódio foi abandonado na Adriadic ou na Carina. hehehe
Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
17 years ago on 13 May 2007 07:11

Votes for this - View all
Lucas Gandalf Leal