Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Breaking Bad review
88 Views 3 Comments
3
vote

Review of Breaking Bad

Breaking bad foi e é até hoje a melhor série já escrita, a série tem uma das melhores construções de um protagonista que eu já vi desde crime e castigo, a evolução de Walter White para Heisenberg é espetacular e é bem evidente que a série recebeu muitas influências de outras obas como os bons companheiros, cães de aluguel e etc. Breaking bad conta uma história de desenção e decadência de um professor de química que descobre que tem câncer e que não tem dinheiro para pagar o tratamento ao mesmo tempo que está rodeado de contas e problemas familiares, com sua esposa apática e com um filho deficiente Walter acaba surtando e se envolvendo com o crime para pagar as contas, isso é, a justificativa inicial que ele nos dá, é introduzido ao mundo do crime por Jesse Pinkman, um jovem drogado que abandonou a escola para ficar fumando o dia inteiro e por conta do seu comportamento ele acabou sendo expulso de casa, juntos Jesse e Walter formam a maior dupla de venda de metafetamina onde cruzam com o caminho de vários traficantes e criminosos perigosos até ambos se afundarem em um mar de decadência e assassinatos desenfreados. Fora Jesse e Walter temos outros personagens igualmente memoráveis como Saul Goodman, um advogado corrupto, Gus Fring que é o maior traficante e o melhor vilão da série, Mike Ermantraut um pistoleiro que serve a Gus e ao narcotráfico entre outros personagens igualmente problemáticos.

Breaking Bad em um contexto simples seria uma série comum sobre criminosos e traficantes com cenas genéricas de ação, mas a série vai além e nos mostra uma realidade bem distinta do que estamos acostumados a ver em filmes americanos, Walter é o típico cidadão americano que trabalha em um emprego ruim como professor, uma família totalmente apática e carente de comunicação vivendo em um estresse infinito vendo todo o seu talento ser desperdiçado tendo até que trablhar em dois empregos para equilibrar as contas, Walter é o retrato da desilução com o sonho americano, aquele sonho que antes era pintado com tanto otimismo, que ele acreditou durante toda a sua vida e que era o caminho correto a se seguir, mas na realidade ele estava bastante frustrado, o que o levou a cometer tantos crimes. É um caso parecido com Raskolnikov de Crime e Castigo.

Assim como Walter, Raskolnikov se via como um gênio, alguém que estava acima dos outros e que se via como apto para julgar as pessoas, Raskolnikov via para si um futuro brilhante e sempre esperou ser reconhecido por isso, em Breaking Bad Walter não só se via como um gênio como ele de fato era, mas mesmo sendo brilhante na sua área ele nunca conquistou nada de realmente grande e via dia a dia o seu talento ser desperdiçado. No caso de Raskolnikov ele caiu em um niilismo que foi preenchido por uma ideologia revolucionária, já Walter caiu em um niilismo crônico perdendo totalmente a sua moralidade.

Jesse por outro lado é o retrato da juventude anos 2000 altamente viciado em drogas, em video-games e qualquer coisa que estimule a mente dele, o Jesse é o retrato de uma juventude falida bastante influenciada pela cultura punk, crunge e derivados, óbvio que isso é uma realidade muito mais palpável no Brasil do que nos Estados Unidos, de qualquer forma é o personagem que mais tem insights interessantes e é notável que ele tem um senso de honra bem maior que o Walter demonstrando que no fundo bem lá no fundo ele não é tão criminoso.

Outro personagem que chama a atenção é Saul Goodman, Saul é um advogado corrupto como qualquer advogado de porta de cadeia, ele manipula, mente e distorce tudo para favorecer o seu lado e o lado dos seus, parente distante de agostinho carrara Saul é o personagem que move a trama praticamente e que eu vou desenvolver melhor quando eu lançar o meu vídeo sobre Better Call Saul. Ou seja, Breaking Bad está lotado de personagens que você pode encontrar facilmente na vida real

Mas nesse vídeo eu queria me concentrar mais no Walter White e no seu complexo de frustração, a parte da motivação de Walter é a parte mais interessante de se analisar, afinal de contas por que ele entrou nessa vida? Foi apenas por frustração? Por não ter dinheiro pra pagar o tratamento de câncer? A verdade é que como ele mesmo diz "eu nunca me senti tão vivo" ele jamais se arrependeu de todos os crimes que cometeu e chegou inclusive a comentar sobre "eu tive muito medo durante toda a minha vida, 50 anos, medo do que podia acontecer, mas desde o meu diagnóstico eu consigo dormir bem" Walter seria um caso de um homem que nunca conquistou nada relevante e que nos seus últimos anos de vida decidiu ligar o automático e não viver mais baseado na ansiedade ou no medo, uma vida sem brilho e medíocre, essa parte da série me lembra bastante Um dia de Fúria. em resumo Breaking Bad é a minha série favorita, é a melhor coisa que Hollywood já produziu desde Os bons Comapnheiros.
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 5 May 2023 07:22

Votes for this - View all
kathyfdlm4000darkolorde