Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
557 Views
1
vote

03x02 - Battlestar Galactica - Precipice

(texto em português)
Graças aos deuses chegou o dia do segundo episódio da terceira temporada, mas antes de começar o meu review quero comentar em off uma coisa da semana passada. Quem acompanha “The Office (US)” e Battlestar Galáctica deve ter adorado, pra quem não acompanha vou transcrever o que se passou.
Um dos personagens da série (Dwight) em um diálogo com um figurante
“Você assiste Battlestar Galactica?”
Após a resposta negativa com a cabeça do pobre coitado, Dwight desfere a frase:
“Então você é um idiota”
Brincadeiras a parte (espero que ninguém que não assista Battlestar Galactica se chateie) começo meu segundo review.
Precipício, nome melhor pro episódio impossível, depois de sermos tragados pela explosão no final da season premiere. Nos estados unidos eles tiveram a sorte de assistir os dois episódios em uma season premiere de 2h, aqui vamos ver os dois divididos com uma semana de diferença. Se isso foi ruim, acredito que não assim tivemos mais tempos pra nos questionar acerca do atentado terrorista que vimos no ultimo episódio.
Ataques suicidas, logo de cara vemos um debate entre a ex-presidente Roslin e o ex-presidente (já que sua presidência permanece apenas no papel) Gaius sobre o tema, existem limites? Uma Guerra, uma invasão de um planeta, a miséria, a fome, as mortes sem nenhuma razão, as prisões sem motivo na calada da noite, o toque de recolher, os estupros, as torturas, existe limites pra se reagir a esses absurdos?Bom Laura nos da à resposta
“Pessoas desesperadas tomam medidas desesperadas”.
Mas o final do debate é ainda melhor, Gaius fala pra Laura que espera que ela obedeça a sua consciência, algo que ele sempre fez, e escuta como resposta:
“Disso não tenho duvida”.
Fazendo o papel de advogado do diabo eu me pergunto por um lado se não seria valido prender alguém, mesmo sem acusações formais, pra tentarmos obter informações sobre terroristas, ou se seria válido os ataques terroristas como resposta as prisões?No final do texto eu espero chegar à resposta.
Logo depois o episodio nos põem frente a mais um dilema ético, humanos trabalhando junto (ou melhor, trabalhando para) os cylons. A Policia de Nova Caprica, mesmo após o atentado terrorista vai as ruas, mais obviamente vai mascarada, patrulhar de noite, com a cobertura de centuriões, prender cidadãos, tudo com a melhor das intenções com os mesmos da sua espécies, será? Após indagações de Jammer dizendo que conhece aquelas pessoas, Cylon Irmão Cavil rebate “São todos rebeldes” (e ele não esta falando do RBD) e alega que essas pessoas devem ser presas por conta disso. Mas e as provas? Os cylons não se importam com isso (a seqüência toda das prisões simulando uma filmagem noturna, com aquela imagem esverdeada foram um detalhe a parte no episodio). Alguma semelhança com algo ocorrido aqui mesmo no nosso Brasil?
Enquanto planejam o próximo ataque terrorista, Saul Tigh, Galen Tyrol e Samuel Anders se questionam sobre a validade dos atentados terroristas, o Coronel Tigh pretendia atacar o mercado público, mas pro azar dele o mesmo parece que será fechado, mas o Chief (Chefe) Tyrol não se conforma, dado o número de civis que seriam atingidos e pergunta de que lado eles estão e escuta uma frase que marca o episódio:
“Estamos do lado dos demônios, Chief. Somos homens maus e guardas do paraíso, mandados pela força da morte para espalhar devastações e destruição por onde formos.”
Alguma semelhança com alguém que vocês conheçam???É os roteiristas foram fundo em mostra o outro lado da moeda e não só a costumeira visão estadunidense dos conflitos.
Na seqüência do episódio entra em cena a filha de Kara “Starbuck” Thrace apresentada pelo cylon Leoben. Será ela filha mesmo ou será mais um joguete dos cylons? Não podemos afirmar nada. Mas que Leoben consegue despertar o sentido materno de Kara aos poucos isso ficou visível. Principalmente após a queda da menina na escada. Essa Kara passiva me incomoda um pouco, mas as cenas têm conseguido me convencer sobre essa atenuada na personalidade e no humor peculiar da personagem.
Mas a surpresa do episódio com certeza não foi essa, acho que vocês assim como eu, ficaram chocados com a decisão de Adama de confiar em Shanon “Agathon” a cylon casada com Helo. Adama decide mandá-la pra missão que pode salvar a raça humana ou extingui-la de vez, mas o trunfo de Adama é que por ser Cylon, Shanon pode facilmente ser confundida por outro de seus modelos, passando assim despercebida em meio aos outros modelos número oito. Durante o episódio eu pensei será agora que a cylon finalmente se revelara contra os humanos? Uma vez que Shanon que convenceu indiretamente (vimos no episódio anterior) Almirante Adama a voltar pra buscar o resto dos humanos. Mas não Shanon se mostrou de fato mais humana, apesar de ser cylon, que muito dos humanos. Por causa disso eu quero ver como ela vai reagir quando descobrir que a sua filha esta viva, mas não teremos resposta sobre essa questão tão cedo. A cena dela sendo nomeada Tenente e usando (novamente) o uniforme foi emocionante e achei extremamente merecido, apesar da irritação de Tigh ao saber da nomeação de Shanon posteriormente.
O importante disso é que essa decisão do Almirante serviu pra separar a frota, enquanto Adama pai vai tentar resgatar os sobreviventes de Nova Caprica, o Adama filho (Apollo) vai assegurar a sobrevivência da humanidade indo com as suas naves pra longe do conflito, em busca da Terra. Parece um bom plano e fiquei feliz, quem sabe agora o Lee não toma vergonha e emagrece um pouco.
Outra cena memorável desse episódio foi o debate entre Laura e Tigh sobre os homens bombas (tema recorrente nesse episódio) Laura diz que é errado e que eles devem parar, mas Tigh não convencido e malcriado como sempre rebate:
“Você está trabalhando para os cylons agora?”
e recebe da ex-presidente um belo de um tapa na cara (!!!).
Mas Tigh nem se importa, ele mesmo diz que coisas como essa agora não importam, tudo que ele quer é destruir os cylons, é criar um precipício pra quando Adama chegar os cylons estarem fora de posição, e como as explosões chamaram a atenção dos cylons ele não vai desistir delas. Relevante esse posicionamento de Tigh, desvalorizando algumas vidas humanas pra poder salvar outras, eu dependendo do caso sou adepto desse idéia também, mas nesse não concordo em nada com tigh, mas o melhor da cena foi a visão dele sobre Laura que foi muito perspicaz:
“Às vezes acho que você tem água congelada correndo nas suas veias, às vezes acho que você é apenas uma professorazinha ingênua”.
A cena entre a cylon Shanon Valerii, Boomer (a do tiro no Adama) e a cylon número Seis, Valerii aponta que as prisões efetuadas só causaram mais ressentimento e mais inimigos, mas Seis rebate que elas são necessárias pra que se mande um aviso pra que se pare com as bombas, aqui vemos o famoso bordão da Tostines como citaram nos comentários do último episódio (Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?) as bombas acontecem por conta da péssima postura dos cylons ao lidarem com os humanos ou a péssima postura dos cylons decorrem das bombas?
Depois de Jammer alertar cylon Boomer que Cally estava na detenção e esta se demonstrar propensa a ajudar, criei grande expectativa na cena entre Cally e Boomer, mas foi uma cena comum, esperava mais tensão por parte da cylon, uma vez que Cally que “matou” Boomer a bordo da Galactica, mas devido ao fato de Cally estar desesperada pra fugir ela tratou a cylon de forma branda, ao ver que ela não ia conseguir nada tratou a cylon como sempre. Mas confesso que esperava mais da cena, não que tenha sido ruim, mas foi mal explorada, vendo do aspecto da cylon.
Finalmente o episódio chega ao seu ápice em mais um atentado suicida, dessa vez uma mulher se explode dentro de uma estação de energia causando a morte de cylons e humanos (mas como diz Cavil “alguém se importa com essa parte”). O interessante dessa vez é que o debate se passa dentro da sala de Baltar, todos os cylons debatendo sobre o tema, Cavil como sempre exaltado desfere:
“(...) Ou aumentamos o controle, ou perdemos o controle (...)”.
e assim os cylons chegam à conclusão que esta na hora de medidas mais duras (!!!) para o desgosto da cylon Caprica e da cylon Boomer, apesar das suas outras copias serem a favor, assim os cylons forçam Baltar a assinar uma “lista de morte” de detentos, ou seja, autorizar uma execução.
Caprica tenta defender Gaius, falando pra não arrastarem ele pra seus pecados, mas D’Anna convenientemente relembra que Caprica foi o primeiro cylon a matar outro na história, pecado maior que matar alguém da própria não deve haver, mas o segundo atentado cylon contra cylon ocorre como vimos logo depois à negativa de Gaius, pois era óbvio, os cylons fariam tudo pra coagi-lo, com uma arma apontada pra cabeça por Aaron Doral, o cylon de número cinco, Baltar não se convenceu então Aaron chega a atirar na cabeça de Caprica para coagi-lo, e ele fraco como sempre, após uma visão com Caprica, finalmente cede e assina.
A questão da relevância da assinatura ou não dele no documento é levantada e respondida, os cylons estão ali como amigos do governo e não governando de fato, logo a assinatura de Gaius é imprescindível. Além disso, no aspecto religioso, sobre os cylons cometerem assassinato, a assinatura de Gaius ajuda como diz cylon Cavil:
“Essas ordens irão encobrir seus traseiros existenciais”
Pergunto-me quantas vezes isso deve ter acontecido no historia da humanidade, quantos presidentes sem autonomia foram coagidos e não detinham poder nenhum, seja com arma na cabeça como Gaius, seja com aviões voando seus paises, tanques nas suas fronteiras, mísseis mirando no seu território, fora os tantos outros que acham que tem poder e autonomia pra decidir algo, mas são totalmente manipulados pelo governo e economia alheia. Sobre as listas de morte falarei no final do texto.
Ellen Tigh e cylon Irmão Cavil, pressionada pelas ameaças de Cavil “tirar mais que um olho” de Tigh, Ellen resolve salvar o marido (depois de traí-lo fisicamente falando) e após trair toda humanidade roubando pra fornecer aos cylons o ponto de encontro entre a resistência e os que chegam da Galactica. Mais uma vez não consegui ter 100% de ódio da inescrupulosa e vadia Ellen, porém claro que não senti pena da mesma, mas não a odiei como habitualmente acontece. Claro que ao saírem dos Raptors e tentarem se encontrar com Anders a população da Galactica que desceu a Nova Caprica é recebida pelos centuriões graças a Ellen, nessa hora eu consegui odiar a cadela. E nesse pedaço tem uma ótima frase de Anders ao reencontrar Shanon “Agathon”, após a cylon dizer que é muito bom vê-lo, ouve como resposta:
“Engraçado, sinto que te vejo todos os dias”.
Chegando ao fim do episódio temos um dos maiores absurdos já cometidos pela humanidade botado em questão, o extermínio de população rebelde, a Polícia de Nova Caprica, prende todos cujo nome estava na lista e os leva pra um local não especificado para matá-los, dos nomes na lista reconhecemos Laura, Cally e o vice-presidente Tom Zarek (quanta ironia…um ex-terrorista morrendo executado como terrorista sem dessa vez ter nenhum envolvimento com os atentados (!!!)).
Por sorte o caminhão para pra deixar os prisioneiros descansarem um pouco, sorte (?) ou seria azar (?), Laura conversa com Zarek, questionada se tentou roubar nas últimas eleições Laura confirma as suspeitas do vice-presidente, ele ri e diz:
“Queria que tivesse conseguido”.
claro, presidente como Baltar existem muitos iguais, mas infelizmente o povo só percebe isso depois de eleger os mesmos. Jammer, talvez arrependido de ter entrado pra Polícia, tenta salvar Cally, solta suas amarras e manda ela correr, seu ato pode ter salvado a vida da mesma, uma vez que logo após, os centuriões aparecem para fuzilar todos, mostrando que a pausa do caminhão foi azar mesmo, eu tinha esperanças que a pausa tivesse sido devido a algum ataque da rebelião ou a alguma atitude de Baltar e que os cylons iam desistir da execução, quanta ilusão, só ouvimos os tiros ao longe enquanto Cally corre.
Assim encerra o meu segundo review, essa questão de prisões arbitrárias e penas sem julgamento, foi bem levantada pro Franz Kafka no seu livro “O Processo” quem nunca teve a oportunidade de ler vai ai a minha indicação. Formado em Direito Kafka parece usar bem da ausência dele neste livro, claro que o livro não se resume a isso e quem já leu outras obras de Kafka sabe como o mesmo constrói sua narrativa, no entanto essa temática é de grande relevância dentro do livro.
Sobre as perguntas levantadas dentro do episódio me sinto na obrigação de responder algumas. A resposta obvia acerca da validade dos atentados, da validade das prisões, e de quase todas as questões levantadas nesse episódio, é não eles não tem validade, afinal à morte de pessoas não é um preço justo a se pagar, porém muitos defendem o contrário. Eu acredito na vida humana acima de tudo, matar alguém seja como homem bomba, seja como modo de evitar uma rebelião, não leva a lugar nenhum, nesse caso os dois lados estão errados e os dois lados tem muito a perder, ao invés de levar adiante uma guerra sem sentido ambos podiam sentar e conversar e tentarem viver em consenso, caso isso não seja possível devia cada um seguir seu caminho e não interferir no modo de vida do outro, infelizmente isso é pedir demais pra Cylons e Humanos, assim como parece ser pedir demais nos conflitos existentes ao longo da história da humanidade, e principalmente nos conflitos atuais.
Curiosidade do episódio: (sempre que eu souber de algo eu tentarei compartilhar com vocês) Essa cena final do caminhão foi claramente inspirada numa cena similar do filme “A Grande Evasão” (The Great Escape - 1963) que trata da Segunda Guerra Mundial (!), ou seja, qualquer semelhança no episódio com a Segunda Guerra, isso obviamente inclui o Nazismo, não é mera coincidência.

publicado originalmente em : teleseries.com.br/blog/author/lucas/
Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
17 years ago on 20 April 2007 05:04

Votes for this - View all
Lucas Gandalf Leal