Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Avatar
Added by Nusch on 16 Apr 2023 12:26
8 Views
0
vote


Added to




A arte greco-budista é o resultado da influência da cultura grega no continente indiano que iniciou-se na invasão da Índia por Alexandre, o Grande, no século IV A.C. Após a morte do líder macedônio, seu império foi desmembrado e dividido entre seus generais que, por sua vez, constituíram eles mesmos dinastias em seus respectivos territórios. A região da Báctria, atual Afeganistão, assistiu ao nascimento de uma civilização greco-indiana que perdurou por quase quatro séculos.

Outros há que entraram para História pela grandeza de seu reino e por sua conversão ao budismo, registrada em textos canônicos dessa religião. O Milinda Panha, por exemplo, registra as conversações entre o grego Menandro I, conhecido pelos indianos como Milinda, rei dos Yonakas (jônios), com o sábio Nagasena acerca de temas doutrinais budistas.

A arte greco-budista consolidou-se na região de Gandhara, no atual Paquistão, e seus traços distintivos podem ser encontrados na arte do sudeste asiático.