Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
A Serious Man review
85 Views
0
vote

A Serious Man

A Serious Man (2009) é um filme fascinante, o melhor entre os indicados ao Oscar, o que o torna infelizmente por demais subestimado enquanto seus ordinários e previsíveis concorrentes são exaltados. Não é um longa apelativo, nem de identificação imediata com o protagonista Larry Gopnik, um professor de física judeu, nem por isso menos, ou melhor, exatamente por isso é soberbo.

O breve entusiasmo de Larry acontece quando ensina o paradoxo de Schrodinger para uma platéia nada recíproca, e essa falta de conexão parece invadir sua vida. Sua mulher o aborda numa inesperada conversa onde num único parágrafo é capaz de pedir o divórcio, exigir uma cerimônia religiosa para tal, nomear seu atual amante e o expulsar para um quarto de motel. Seus filhos também tem vida própria ainda que não respeitem, ou comovam-se, em nenhum momento com a dele.

A “perspectiva” é evocada não só quanto ao fato do gato de Schrodinger estar vivo ou morto, mas igualmente no folclore iídiche apresentado na forma de prólogo, um homem auto-proclamado racional recebe outro para jantar enquanto sua mulher acusa o convidado de dybbuk, um morto-vivo. Assim como das fábulas bíblicas, Larry quer extrair um significado das coisas que acontecem, das decisões que parecem estar sendo tomadas por terceiros, seja na sua profissão ou família, e procura sua resposta na sabedoria de três rabinos, enquanto tenta se manter correto: um homem sério.

A narrativa é precisa e ainda assim, como o protagonista, não temos idéia alguma do que está por vir, acompanhamos o desenrolar da mesma forma que Larry, tentando compreender uma razão maior, duvidosos do acaso ou completa falta de sorte. Essa soberba sincronia, numa exímia edição, executadas pelos próprios irmãos Cohen sob o pseudônimo de Roderick Jaynes, transbordam a genialidade na forma mais autoral e madura dos cineastas.

9/10
Avatar
Added by Nathalia Montecristo
14 years ago on 24 February 2010 22:51