Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
588 Views
0
vote

Desenho animado o CACETE! Uma obra-prima!

Eu até costumo confiar bastante no IMDB, mas não porque ele me indica o que é bom, e sim porque eu, depois de assistir algo, acabo comprovando e concordando com as notas que ele dá a um determinado título.

Por exemplo, após assistir todos os episódios de Avatar: The Last Airbender, (e são 60 episódios) eu decidi procurar por referências no IMDB, apenas para ver mais informações sobre essa série que eu havia adorado tanto. Fiquei realmente surpreso ao ver a impressionante nota 9.3.

Só pra comparar, no mesmo período:
LOST - nota 9.1
HOUSE M.D. - nota 9.3.

Entre as animações? OK!
Shin Seiki Evangerion (Neon Genesis Evangelion)- nota 9.0
Akira - nota 7.9

Pois é... Avatar, mesmo que seja uma animação de altíssima qualidade e profundidade, continua sendo muito injustamente colocada na mesma cesta que "Bob Esponja" e "Ben 10". Por isso que muita gente não a conheça e aumente seu reconhecimento.
Sei que essas são boas séries, mas nunca poderiam ser comparadas de forma justa, já que essas são realmente bem mais (pra não dizer exclusivamente) voltadas ao público infantil. E com notas bem inferiores: 8,2 para o da Calça Quadrada e 7,2 pro carinha de Alien Force.

A comparação vem de um preconceito: AVATAR foi lançado pela Nickelodeon, um canal conhecido por também lançar Bob Esponja. O problema disso é que com o rótulo de desenho animado, e sendo oferecido como um produto para crianças, a obra acabou caindo injustamente no crivo de um público que não costuma ter o hábito de acompanhar uma série do começo ao fim, já que assistem a dezenas de outros desenhos, e também que não se dispõem a se ater à profundidade e riquíssimas minúcias de AVATAR. Pra se gostar dessa série, você precisa se ater a isso.

Aqui escreve um cara de 28 anos que é um fã de Katsuhiro Otomo (Akira, Steam Boy), de Masamune Shirow (Ghost In The Shell) e Hideaki Anno (Neon Genesis Evangelion), mas devo confessar que tendo assistido e estudado sobre essas indiscutíveis obras-primas, nenhuma delas me deixou fixado e extasiado no mesmo grau que "Avatar: The Last Airbender" conseguiu fazer.

Bastou que eu assistisse 3 episódios para que eu ficasse terrivelmente envergonhado depois de ter agido com tamanho preconceito em relação a esta série. Avatar apresenta um excelente conjunto de Enredo, Música, Animação, Humor e Drama.

Talvez baste dizer que nenhuma série, até então, havia me feito chorar. Tampouco chorar e rir com tamanha intensidade, nem mesmo tinha me feito ficar aficcionado ao ponto de escrever um review sobre ela. Avatar não merece o rótulo que tem, seja você criança, jovem ou adulto, de qualquer gênero, posso garantir que em algum grau, e no mínimo bem alto, essa série vai mexer com sua vida.

10/10
Avatar
Added by shiran
14 years ago on 21 October 2009 18:58