Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Planetes review
75 Views
2
vote

Review of Planetes

Planetes é mais uma pérola de Sunrise, o mesmo estúdio de Gundam que para minha surpresa se trata de um slice of life no espaço, ou seja, terá que ser bom de um jeito ou de outro. O anime conta a história de Hoshino e Tanabe, dois empregados de uma empresa que recolhe lixo espacial e sim não é um conceito muito cativante mas como costumo dizer, o conceito em si não sustenta a qualidade de uma história. O caso de Planetes é a prova viva de que mesmo um Slice of Life pode se tornar algo magnífico se está nas mãos de um bom roteirista e nas mãos de um estúdio que ao longo dos anos demonstrou uma competência considerável. Como ia dizendo, os dois protagonistas trabalham para uma empresa que recolhe lixo, essa mesma empresa trabalha para "INTO" que contextualizando rapidamente seria a federação espacial, de certa forma uma mescla entre OTAN e ONU, verdadeiramente o governo mundial que controla e monopoliza o espaço, em uma realidade de extensa desigualdade social onde os países que não se submeteram ao domínio da INTO são sancionados e experimentam graves problemas humanitários como guerras, fome e desamparo total. Algo sumamente engenhoso se parar para pensar desde de uma perspectiva analítica, não é como se tratasse de uma distopia onde a tecnologia é algo ruim e que está destruindo o ser humano, mas sim uma crítica fiél e consistente sobre o avanço desmensurado do capitalismo bem como o aumento do consumismo e das discrepâncias econômicas.

Nesse sentido o anime é genial ao retratar um conflito entre nações subdesenvolvidas e nações primeirmundistas, nunca relativizando ou satanizando nenhum dos dois lados, mostrando de forma coerente como ambos os lados possuem um ponto, por um lado a colonização espacial é essencial para preservar a própria raça humana uma vez que os recursos da Terra estão esgotados por conta de toda a exploração praticada pelas megacorporações. Por outro lado nos mostra como isso foi usado pelos países do primeiro mundo para monopolizar e subjulgar os países terceiromundistas, representado na figura da DSO um grupo ecoterrorista formado por pessoas vindas de países diretamente prejudicados pela exploração desmensurada. Também aborda questões relacionadas ao maquiavelismo, indagando que para que a humanidade atinja o progresso é necessário sacrifícios, coisa que os donos das megacorporações estão dispostos a fazer, definitivamente nenhum lado é totalmente satanizado ou colocado como santo dando um ar de realismo, algo pouco usual para um slice of life no?

De certa forma esse anime me faz recordar dos melhores trabalhos de Miyazaki mais por conta da mensagem ecológica e anti-guerra, que não é de forma alguma panfletária. O anime também é bastante competente no manejo das mensagens, a obra nos oferece uma filosofia potente sobre sobre valorizar as coisas pequenas da vida, as relações humanas, nos dizendo que mesmo um emprego tão sem graça como catar lixo no espaço tem sua importância, que o realmente vale é a marca em que deixamos em cada pessoa ao mesmo tempo que nos ensina que não devemos ser conformistas ou estáticos em relação à vida, que cada profissão, desde faxineiro a um piloto de uma nave possuem entre si uma conexão que engloba toda a manutenção da ordem, da vida e etc, que nossas ações podem afetar o futuro de gerações, concluindo que não devemos basear a sociedade apenas em avanços ou consumo mas sim em uma base de amor ao próximo, podendo assim dizer que existe algo de teológico nessa mensagem.

Apesar de tudo o que eu disse o que está de realmente relevante no anime são as relações entre os personagens, no qual é executada com brilhantismo, cada personagem tem seu dilema, passado e objetivos, mesmo aqueles que parecem estar aí para alívio cômico, algo que o show sabe balancear para não tornar a história super séria, sendo séria quando tem que ser e cômica em momentos mundanos. Como disse antes, os personagens são o foco da história pois é através deles que a mensagem que eu mencionei anteriormente é manejada, Hoshino por exemplo ao início é bastante acomodado, rude e sem muita perspectiva de mudar sendo até cínico e carente de idealismo, Tanabe por outro lado é a típica jovem idealista que enxerga a vida com esse ar romantizado e é por isso que o contexto slice of life funciona aqui, a química entre os personagens realmente funciona, não só funciona como é usada para desenvolve-los, Hoshino ao final se torna menos acomodado, mais proativo e mais carinhoso e Tanabe por outro lado passa a enxergar o lado feio da vida se tornando mais comedida em suas lições morais mas nunca abandonando os seus antigos valores. Outros personagens como Fee, Yuri, Clarie ou mesmo o rapaz indiano todos possuem seus arcos próprios, Yuri aprende a deixar o passado de lado se tornando menos distante dos outros personagens, Clarie aprende que há pessoas boas mesmo entre distintas classes sociais, se tornando menos "identitária".

Em termos de ficção científica o anime também é bastante verossímil, nos mostrando os impactos negativos do espaço no ser humano, a gravidade alterou os seres humanos, com os lunarianos sendo mais altos que os terráqueos, a alta radiação do sol provocando câncer, as explosões solares, a troca entre as fontes de energia ou mesmo a ambientação que se distingue de ser os típicos cenários minimalistas que estamos acostumados, é algo mais mundano e algo não muito distante. Na Terra não há tanta mudança como esperaria, é algo mais parecido com a nossa realidade, com arranha-céus e e desertos por todos os lados.

Somando tudo isso também temos um excelente para não dizer fantástico trabalho de animação, com uma fluidez insana nos movimentos dando a impressão real de gravidade, com desenhos que variam entre o realista mais parecido aos cartoons norte-americanos mas preservando algumas características anime sem esses olhos moe ou roupas extravagantes, algo mais parecido com os desenhos de Gundam the Origin, realmente gosto dos designs da Sunrise, e como já disse, nem a comédia é intrusiva nem a seriedade entedia, ambas se equilibram e tornam cada episódio algo realmente tenso ou divertido por não se saber o que vai ocorrer. Tudo isso somada a uma trilha sonora relaxante e sem esse proselitismo otaku torna a experiência sumamente agradável.

Uf, com tudo isso então estaríamos diante de uma obra prima da animação japonesa? No, por mais que tenha amado o desenvolvimento, o contexto da história, o seu realismo, a animação e etc, Planetes resulta em muitos capítulos ser episódica, ou semi, há desenvolvimento e continuidade, todavia os primeiros episódios giram em torno de uma trama que é resolvida no mesmo episódio podendo afastar alguns, particularmente não sou fã de obras episódicas com raras exceções(star trek deep space nine) contudo admito que este é o jeito correto de fazer. Outro problema que me impede de classificar como obra-prima é o plot armor, não tinha dado tanta relevância mas depois de ler uma resenha me dei conta de algumas coisas realmente são resolvidas por conveniência como o fato do ônibus espacial chegar justo quando o oxigênio de Tanabe acaba ou quando Yuri entra em queda livre na atmosfera mas consegue escapar sem ferimentos graves e mencionando a trama episódica, o trauma de Hoshino é solucionado muito rapidamente, seria interessante que a série daqui em diante tivesse explorado mais isso adicionando um declínio psicológico gradual ao ponto da catarse nível evangelion. Apesar de eu ter gostado do final, de ver que todos os personagens terminaram bem, seria ainda mais dark e teria um ar ainda mais realista se os personagens tivessem seguido caminhos próprios, quer dizer, depois de tudo Tanabe aceita que Hoshino fique por 7 anos no espaço. Nesse sentido poderia ter sido um final amargo e uma genuína desconstrução do gênero de romance. Mas apesar de tudo não me desagrada o final porque todos os personagens cumprem seus respectivos arcos assim que;

personagens:8/10
desenvolvimento:10/10
animação:8/10
mensagens:10/10
nota final:9/10



PS: Intoxi Anime é PLEB!!!! e tem mau gosto.... só.... apenas...

Intoxi anime: hmmm tem história e desenvolvimento e não tem olhos grandes e cores bonitas? bruh 1/10, prefiro meu moeshit escapista hihihihihi
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 24 October 2022 21:58

Votes for this - View all
kathydexfutur