Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
43 Views
0
vote

Review of The Garden Of Words

Uma das características que desprezo nos animes modernos é que em geral são mundanos, estáticos, sem tensão, infantis, idealistas e uma série de anti-valores com os quais eu poderia discorrer bastante sobre já que querendo ou não esses aspectos refletem o estado mental de uma geração, é pela arte que conseguimos traçar um perfil psicológico de toda uma época. Tomem os animes antigos por exemplo, possuíam inicialmente uma visão otimista da tecnologia que em parte representava a visão japonesa como um país derrotado na segunda guerra mundial e que poderia se superar através da tecnologia, ao passo que em épocas posteriores essa visão foi substituída por outra mais pessimista em relação a tecnologia, obras como Ghost in the Shell ou Akira expressam com exatidão esse sentimento já que na dita época(anos oitenta) o Japão passava pelo seu maior auge econômico, com um desenvolvimento tecnológico absurdamente rápido não era incomum que muitos olhassem com desconfiança.

Em eras mais recentes os animes se tornaram mais mundanos, simples e com temáticas nostálgicas como romances, escolas e etc. Boa parte disso reflete a mentalidade atual dos japoneses que basicamente consiste em ser bem sucedido financeira e amorosamente, basicamente primeiro mundo, não é como se tivessem que lidar com guerras, problemas étnicos ou econômicos como em outros lugares, o que deixou boa parte da população sedada por essa propaganda alá "sonho americano". O problema de tudo isso é que essas obras tendem a ocultar as coisas cinzas da vida, pintando-a com um idealismo tosco e juvenil que joga aos jovens japoneses uma realidade que não existe, as vezes as coisas não ocorrem conforme programado, o que é um choque para aqueles que almejam desesperadamente status social e etc. De forma que o nosso mundo real se assemelha mais às distopias dos anos oitenta que aos slice of life modernos.

Bom, dei essa volta inteira apenas para falar desse anime? Hmm, sim, Garden of Words é mais do mesmo, romance, escola e idealismo. A trama gira em torno de um rapaz que quer se tornar um sapateiro profissional e acaba se apaixonando por uma mulher com a qual se encontra quase todos os dias. Todos os problemas que mencionei nos dois primeiros parágrafos estão presentes aqui, por ser um filme com apenas quarenta minutos é evidente que seria impossível construir um bom romance em tão curto período de tempo, a narrativa atropela vários acontecimentos, a construção do romance é forçada, os dois estão em uma mesma cabana, começam a se olhar e extra! Estão apaixonados! Vários time skips depois e cá estamos, de repente há alguns bullies atormentando a namorada do protagonista e algumas cenas dignas de novela mexicana e fim! É só, não sabemos absolutamente nada sobre a namorada do protagonista, é mencionado que ela tem uma série de problemas de ordem psicológica que nunca são explorados, o protagonista é seco e sem nenhum carisma.

A única coisa que sabemos é que ele quer se tornar um sapateiro profissional e only, não há exploração temática, mensagem ou sequer algo interessante para falar, tudo parece ter sido colocado como uma espécie de fetiche por parte do diretor com vários takes de pés e já sabem. A única coisa elogiável desse filme é a animação que está fantástica a nível de ilustração com vários cenários, efeitos, iluminação e forte atenção aos detalhes, em termos técnicos é magistral, a música que apesar de genérica calha bem pra ocasião. Esse é o único ponto alto, o restante já sabem, idealista, seco, melodramático e etc. Há conveniências, como de Yukino ser professora do protagonista, há também coisas que não são explicadas como o rapaz que ajudava Yukino. Não me dá muito material para discorrer.

4/10
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 1 September 2022 08:40