Megazone 23 é um desses filmes anos oitenta que mistura elementos sci-fi cyberpunk com musicais e estética rebelde com alguns conceitos tirados de algum episódio de Star Trek ou de algum livro do Asimov, a história se passa no espaço em uma realidade falsa criada por uma IA que sobreviveu a uma catástrofe global na Terra, criando essa realidade paralela, algo parecido com Magnetic rose de Memories, um conceito sumamente interessante em conceito, ainda mais que envolve mechas, militares, naves espaciais e garotas bonitinhas cantando músicas de guerra, teria tudo para ser um Macross mas infelizmente cometeu vários erros que minaram o sucesso do filme.
Em aspectos técnicos é algo bem polarizante porque algumas cenas de ação reluzem fantásticas enquanto que outras cenas mais simples soam como uma apresentação medíocre do power point, os personagens tem esse traço característico dos animes 80s com música 80s e creio que já entenderam o ponto. Sobre o filme em si como já mencionei, é um filme que tenta ser várias coisas, ação, romance, cômico, suspense até mesmo político, infelizmente falha em cada um desses aspectos por causa do seu ritmo acelerado que atropela vários acontecimentos, simplesmente não nos explicam quem é o protagonista, de onde vem, como descobriu a conspiração do robô, por que ele sabe, por que querem mata-lo e etc, são coisas que não são explicadas, são simplesmente mostradas e fica critério do telespectador adivinhar tudo.
Falha como suspense porque como já disse, o ritmo atropela acontecimentos, coisas são deixadas de se explicar o que faz de algumas cenas que em teoria eram para ser dramáticas terminam como indiferentes pela rapidez com que ocorre e não ajuda que a trilha sonora e a estética da coisa esteja tão vibrante e alegre enquanto guerras, conspirações, golpes de estado e assassinatos estão ocorrendo, nesse aspecto elogio Platabor 2 por manter uma atmosfera mais mórbida. Em megazone 23 os protagonistas são fracos, carecem de uma caracterização real pelo curto tempo, na verdade não é uma boa desculpa se considerar que esse filme tem a mesma duração de Perfect Blue. Em resumo Megazone 23 é um filme medíocre com boas pretensões que teria sido enormemente beneficiado se fosse adaptado em forma de série ou ova, espere! Há uma trilogia de filmes dele, que são completamente irrelevantes e cometem os mesmos erros aqui mencionados.
5/10