Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
51 Views
0
vote

Review of Capitães da Areia

Capitães da areia é um desses romances panfletários escrito pelos comunistas para moer seu cérebro e fazê-lo acreditar em mentiras como igualitarismo e dívida histórica, reunindo todo tipo de fanfic identitária que possas imaginar, grevistas, criminosos bonzinhos, religiosos malignos, burgueses hipócritas e uma ampla gama de romantizações e idealizações toscas que servem para martelar e martelar na sua cabeça a maldita guerra de classes. Começando pela história, Capitães da Areia é um romance que gira em torno de um grupo de jovens delinquentes que se reúnem para cometer todo tipo de crime que consiga imaginar, roubos, assassinatos, estupros e etc sendo descritos incessantemente pelo autor como "pobrezinhos que nunca tiveram oportunidade". De maneira ardilosa e desonesta o autor tenta nos convencer de que os jovens criminosos são na realidade vítimas da sociedade malvada que os quer destruir por serem pobres e negros, com a boa e velha retórica deturpada e maniqueísta não atípica dos ideólogos do marxismo, ressaltando várias e várias vezes como os policiais oprimem os pobres jovens que não fizeram nada demais.

O livro é tão panfletário que chega ao ridículo de dizer que a população apoia os bandidos e está contra a "violência" policial, é tão ridiculamente panfletário que o protagonista da história é literalmente filho de um comunista grevista sendo representado quase como um messias na Terra que irá trazer a revolução. Aí está as raízes desse pensamento de romantização do crime, ser um bandido estuprador para o Jorge Amado deve ser o ápice do ideal revolucionário. Todo livro pode se resumir com o autor minimizando os crimes dos protagonista sob o pretexto de serem pobres, com essa linguagem rebuscada e repetição exaustiva de termos, é sério, o autor repete o termo pilheria umas 400 vezes, o texto está dotado de uma pobreza poética incrível, os personagens são bastante contraditórios e inconsistentes já que o autor não consegue equilibrar o fato de serem anjos com o de serem bandidos.

Historicamente sabemos que o Brasil sofreu um golpe de Estado nos anos 60, onde os militares tomaram o poder e declararam guerra contra os guerrilheiros comunistas, obliterados militarmente pelo exército eles decidiram se alojar na cultura, se infiltrando e subvertendo as instituições de ensino pregando as ideias da revolução, como bem já disseram "os comunistas perderam a batalha e venceram a guerra" hoje os meios intelectuais estão dominados por esse romantismo em relação a degradação, como aprendemos em Os Demônios de Dostoyevsky, alojar-se nos meios intelectuais faz parte do processo revolucionário. Tal como descrito por Antônio Gramsci, os meios intelectuais são mais importantes que o meio militar, moldando a cabeça oca de uma geração inteira para os ideais da revolução vale muito mais que uma milícia armada de mil homens.

O livro também exalta a figura de outros bandidos como Lampião, que entre outras coisas era conhecido por massacrar vilas no Sertão do Brasil ou de Zumbi dos Palmares, um tipo que era conhecido por ter escravos mesmo quando este foi um escravo. Não é muito distante desse pensamento de romantizar facções e o narcotráfico, como se fossem algum tipo de libertadores, amigos da população e boas pessoas no fundo, na triste e cruel vida real esses narcotraficantes escravizam centenas de jovens para o mundo das drogas, são capazes de exterminar uma família inteira se o membro de dessa lhes dever algo. Eles não são os oprimidos, eles são os que oprimem.

Em conclusão Capitães da Areia é um péssimo livro, com uma péssima mensagem, com personagens ruins que estão aí para fins políticos, maniqueísta, melodramático já que o autor tem que ressaltar a cada minuto que os personagens são bons, um manejo medíocre dos personagens e de seus dramas, uma conclusão desconexa e desnecessariamente longa, vejamos que 80% do livro é sobre os capitães da areia cometendo crimes e vadiando por aí sem rumo, o final é um insulto a inteligência, ninguém pagou pelos crimes que cometeram, simplesmente o bando se desfez em um felizes para sempre, é sério que o autor é tão burro que se esqueceu que isso era para ser uma tragédia e não um conto de fadas onde os protagonistas decidem fazer uma revolução comunista, uau! realismo

Simplesmente me faltam palavras para descrever a atrocidade que acabei de ler, um dos piores livros da história do Brasil.

2/10
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 10 August 2022 09:35