Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
51 Views
0
vote

Review of American Beauty

Beleza americana ou American Beauty é um desses filmes de midlife crisis sobre uma família que se encontra decadente e a beira do colapso, o nosso herói Lester Burnham é o modelo de pai padrão, que tem um emprego padrão e uma família padrão e um bairro padrão, basicamente o americano médio em toda a regra, sua mulher é padrão e sua filha é uma emo gótica ou sei lá que diabos, que lhe odeia pelo fato de não ter recebido atenção na infância, sua mulher odeia ele porque... No se, midlife crisis. Basicamente Lester levava uma vida padrão ao mesmo tempo que em seu íntimo ele odiasse tudo que conquistou porque sabia que era tudo superficial e sem sentido, trabalhando em um emprego que odeia sem sexo e com uma família que por dios.

Basicamente e em poucas palavras, American Beauty é um desses filmes satíricos que busca evidenciar a decadência moral e mental dos americanos no início do século vinte e um. Um filme sobre a quebra desse ideal de "vida perfeita" largamente disseminada em séries pra gente branca. O filme é uma crítica social(uau!!!) sobre como os americanos estão dominados pelo materialismo, pelo comodismo, hedonismo, sodomia e por vários outros que nem vale mencionar(drogas) é um retrato diria que um tanto fiel, não para a época mas para os dias atuais. A crítica feita na obra é sutil em termos de execução, não é nem excessivamente cômico, metendo comédia em cenas que não deveria ter comédia, nop, aqui a comédia está equilibrada e balanceada com o tom grotesco do filme.

Sobre a crítica do filme, é interessante notar que esse filme pode ser usado tanto por tradicionalistas como por esquerdistas. Os vermelhos dirão que esse filme ilustra a farsa do sistema capitalista e sobre como ele enterra a humanidade e resume tudo a lucro e aparência, já os altr1ght podem dizer que isso é consequência direta do liberalismo e do progressismo, sobre como o feminismo e a emancipação das mulheres desgastou profundamente a instituição familiar, todos temas abordados no filme. Podemos dizer que cada um tem um pouco de verdade, é notório que os países de dominados pelo capitalismo(primeiro mundo) compartilham muitas características entre si, como os altos índices de depressão, drogas, promiscuidade e materialismo ao extremo, por outro lado parte dessas coisas só foram possíveis graças as revoluções liberais que anulam a existência de Deus(a moral).

Direi que o filme não é nem um nem outro e se encaixa mais em uma categoria de filme antissistema tal como Clube da Luta ou Um dia de fúria. Sobre os personagens... Bién, tirando Lester e seu drama de meia idade, o restante dos personagens ou está para complementar seu desenvolvimento ou são totalmente desconexos, começando pelo sujeito metido a school shooter que filma coisas, qual o significado desse personagem? A trama inteira dá indícios de que vai fazer algo bombástico e termina não fazendo nada, dá indícios de que tem planos mas nada acontece, dá indícios de que vai matar alguém e nada acontece. O mesmo para o coronel da marinha, qual o sentido de tudo isso? Sua esposa, suas armas, sua sexualidade secreta? Simplesmente não tiene sentido.

O restante, ou seja, Carolyn e Jane, apesar do drama de Carolyn ser bastante humano, sua conclusão termina ambígua sem conclusão real, sendo ela uma tipa que vive de aparências e de consumismo barato, Jane é uma guria reclamona metida a emo que odeia seus pais por não ter recebido atenção suficiente, um tipo de personagem que não me agrada como já devem saber, seu arco de personagem é um tanto vazio e contraditório, ela se odeia porque se sente insegura e desconta essa insegurança nos pais(uau 97% dos zoomers). Contudo o personagem de Lester Burhman(Kevin Spacey) merece uma menção, seu personagem é profundo e tem nuances psicológicas, seu drama e conclusão são belíssimos, com ele ao final entendendo o valor da sua família e de tudo que construiu se arrependendo de suas escolhas, isso é, seria se não fosse pelo final.

Beleza americana é um tanto polarizante, por um lado me agrada o drama do protagonista, por outro há muitas pontas soltas e coisas que ficaram de fora do roteiro, sua crítica é até certo ponto válida já que pode ser analisada desde diversos espectros políticos e a mensagem em si também não sei se é positiva ou negativa, por um lado Lester finalmente aprende a viver, praticando esportes, tendo uma vida mais tranquila ao mesmo tempo que consegue lograr parte dos seus sonhos resgatando essa essência de se estar vivo, no entanto essa mensagem é um tanto anulada quando o mesmo protagonista usa de drogas e prostitutas. O que dá um tom trágico já que a única pessoa que se importou, pelo menos por alguns minutos, com Lester foi exatamente uma dessas.

É uma obra interessante e me fez lembrar outras obras similares como Casino ou Irmãos Karamazov, que são melhormente executadas:
fico com um:

6/10
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 8 July 2022 09:48