Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Coraline review
46 Views
0
vote

Como fazer uma dark fantasy por Neil Gaiman

Coraline de Neil Gaiman é uma dessas histórias de fantasia obscura parecidas com Labirinto do Fauno que envolve uma garotinha enfrentando monstros tétricos, onde usa mundos imaginários e mágicos como refúgio do mundo real que, em geral ou é tedioso ou horrível no caso do Labirinto do Fauno existe a guerra civil e aqui há simplesmente um mundo entediante e cinza que narra a história de uma menina cínica chamada... Coraline! Wow, que se vê extremamente entediada após seus pais se mudarem para um lugar onde ela não conhecia nada e que havia pouca ou nula coisa para fazer. Somado a isso temos também uma relação fria e seca com os seus pais que termina aumentando seu tédio até que encontra uma portinhola em na casa e a partir daí é teleportada para outro mundo, nesse mundo as coisas são relativamente melhores, seus pais são mais atenciosos e fazem tudo que ela quer só que obviamente há um preço, e o preço é literalmente a sua alma. Coraline então se vê obrigada a fugir desse mundo e retornar para casa.

O primeiro aspecto que notei do livro para o filme foi que a Coraline do livro é bem mais "sem sal" quer dizer ela tem menos carisma que a do filme, a do filme é mais sarcástica e meio cínica em relação as coisas, fora que a Coraline do filme é quem move parte da trama, a do livro parece que é levada pela trama, pelo menos é a impressão que tive. A Coraline do livro em geral é mais otimista e se assemelha mais com a Ofélia do Labirinto do Fauno, menciono esse detalhe porque ambos os ilustradores trabalharam em ditas obras. O diferença de Coraline para o Fauno é que aqui não tem melodrama e a magia tem sentido de ser e não há coisas como profecias o que deixa mais tenso a medida que a história avança.

A escrita do livro é bastante simples e sem truques ou maneirismos de linguagem, o que é proposital já que o livro tem o foco em um público mais juvenil de modo que não há gore ou conteúdos mais amplos nem detalhamento de cenários, o que é subjetivo, pessoalmente não me incomoda já que a história não é complexa nem exige muito simbolismo. Mas sobre o livro em si é bom ou não? Ehhh... Sim, o livro tem uma mensagem positiva e simples sobre valorizar as interações familiares e de rejeitar o escapismo, o problema consiste em que esse tema não tem um grande aprofundamento, o que é uma pena já que daria todo um terreno para explorar o lado mais psicológico e existencial dessas questões, mas não é possível pois como mencionei o livro é para jovens. Seria interessante aprofundar a relação fria da Coraline com os pais.

Ainda sim é superior a coisas como Labirinto do Fauno porque a magia tem sentido de ser, existe uma mensagem por trás ao invés de ser apenas conceito e a protagonista tem mais vida e independência que a de Fauno. O restante dos personagens são básicos, os vilões são bastante tétricos mesmo sendo básicos em execução, uma boa áurea de horror e particularmente adoro esse tipo de história.


7/10
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 3 June 2022 17:23