Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
The Batman review
49 Views
0
vote

Review of The Batman

The Batman, filme de Matt Reeves sobre o homem morcego e que não precisa de explicação porque... Batman. O filme gira em torno sobre como Batman está surtando em uma Gotham decadente e cheia de crimes e corrupção, nesse cenário de degeneração surge um homem com tendências psicopatas, o charada, que vendo a loucura que era Gotham decide cometer vários atentados contra políticos e etc. Batman junto à polícia tentam descobrir quem é o homem por trás da charada, e meio que todo o filme é baseado na busca por esse vilão. Minhas impressões iniciais sobre o filme foram bastante positivas já que estamos falando de um Batman mais humano que nunca, que está sofrendo pela situação que chegou sua cidade, sobre como a violência e o cinismo das autoridades deixou chegar nesse nível. O filme mostra como Batman foi afetado pelos acontecimentos passados, como a morte de seus pais o influenciou e deixou marcas profundas em sua mente e a ideia de representar isso em um cenário punk decadente torna a experiência mais interessante.

O filme tem vários pontos positivos, como o transfundo do Batman, a filmagem está muito boa e a atuação, apesar de estranha em alguns momentos, é decente e o ator logra captar esse sentimento de tristeza do Batman. Outro ponto forte é o vilão, já que este possui uma boa motivação para fazer o que fez, ele por sua vez influenciado pelas ações cada vez mais violentas do Batman, tentou replicar do seu modo, como em Os Incríveis, sendo Batman um dos responsáveis pela loucura do vilão já que o modo como ele andava agindo de alguma forma validava as ações do vilão. Ao mesmo tempo que é um ponto forte, é um ponto fraco, não sabemos quase nada do vilão o filme inteiro e o seu passado é revelado em um diálogo apenas, ele é bem justificado, porém é demasiado medíocre para que me importe. Falando em explorar vilão, o que houve com o coringa do Joaquim Phoenix? Não seria melhor usa-lo em vez de descartar como se fosse um universo paralelo? como tudo que a DC faz já que eles não tem coragem de manter consequências permanentes em suas histórias.

Se fosse o Coringa do Joaquim que estivesse ai teria um impacto maior já que seu personagem foi amplamente desenvolvido em outra entrega. Falando de personagens, elogiei o transfundo do Batman por estar cercado de consequências e tragédias preestabelecidas, pero, pero vejamos, o Batman do Robert Patinson é bastante singular e quando digo isso é porque ele está sempre com rosto sério, distante e frio, é assim o filme inteiro, não chega ser insuportável mas é uma falência de todas as formas, outro aspecto que me desagrada é a dublagem que força uma voz rouca de "oh veja como sou sério, veja como tenho tuberculose cof cof" fora que foi dublado pelo fcking Wendel Bezerra(eu acho pelo menos)(é ele mesmo!). Outro ponto que arruína a experiência é a censura tosca, o filme não tem sangue por ser direcionado a um público mais juvenil, isso é por um lado bem decepcionante já que esperava um pouco mais de sangue em um filme "realista" por outro lado também impediu que o filme fosse um show de gore e edgy desnecessário.

Também nem preciso mencionar a estupidez de não descobrirem que Bruce é o Batman, é algo antigo já, o sujeito literalmente cobriu a parte de cima do rosto e mágica, ninguém sabe quem é, ninguém sabe identificar pela voz, pelo formato do rosto ou pelo fato deles dois nunca estarem no mesmo lugar, mesmo quando BRUCE DESAPARECE DO NADA DE UMA CENA E DO NADA APARECE O BATMAN, absolutamente ninguém se questionou. A coreografia das lutas também é um tanto meh, como mencionei, a censura estragou bastante a intenção realista do filme, é simplesmente estúpido o Batman espancar com uma vara de metal o rosto de um bandido e este não ter sequer um arranhão na face, também algumas movimentações soam estranhamente lentas de modo que parecem não ter impacto, faz parecer que os golpes estão sendo dados na Lua. Não é um aspecto que me faz tirar pontos mas sim que faz falta.

Outro aspecto ruim do filme é que não é explicado de onde o vilão tirou dinheiro para realizar o atentado, onde conseguiu as armas ou sequer como conseguiu tantos apoiadores facilmente sem que a polícia soubesse ou se infiltrasse para descobrir de cara. A parte de investigação é um tanto entediante, apesar de possuir bastante desenvolvimento de personagem. Também não ajuda que o filme possua baixa tensão, quer dizer, a roupa do Batman resiste a tiros de sniper, tiros de escopeta e até explosões sem que este receba um único arranhão no rosto. Também é conveniente que nenhum dos vilões tenha a ideia de atirar na parte descoberta do rosto.

Agora sobre a mensagem do filme, é uma boa mensagem, Batman ao final entende que deveria inspirar confiança e esperança, em vez de promover a destruição e a morte, ele percebe que incentivando a violência, estaria dando razão para pessoas como o Charada caindo em um círculo de violência sem fim. O simbolismo do final também é muito bonito, quando ele tenta se sacrificar para salvar as pessoas e acaba caindo na água, na água junto as pessoas, ele ilumina o caminho dos civis com uma tocha, representando a transição dele de um ser destrutivo e triste para um ser de esperança e luz que ilumina as trevas em que Gotham estava submersa. É uma boa forma de passar mensagens pacifistas já que não evangeliza os maus. Contudo não gosto nem um pouco dessa mensagem de "a falta de confiança nas instituições causa o mal", o problema não está nas malditas instituições burocráticas, está nas pessoas e no caráter pessoal de cada um, pois cada um carrega consigo a responsabilidade de inspirar bons valores e cabe aos bons evitar a dissimulação criada pela barbárie.

Bién, será The Batman um filme ruim? No, é um filme decente, com uma mensagem decente. De modo que é um filme aprovado para ver com a família(já que não há sangue nem cenas picantes lol). Os personagens estão bem justificados apesar de nenhum ter uma boa exploração ou sequer conclusão e fora alguns diálogos desnecessários sobre privilégio branco ou discursos estúpidos sobre o valor de instituições mutáveis e temporárias, fora isso não vejo más intenções na obra e detalhe que não vi a trilogia de Nolan então não posso dizer se é melhor ou não, contudo é um filme decente:

personagens:6/10
trama:5/10
temas:6/10
atuação:6/10

6/10
Avatar
Added by Magnifik
1 year ago on 18 May 2022 06:55