Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Don't Look Up review
57 Views
1
vote

Vale a pena falar a verdade?

Don't look Up ou Não olhe para cima, é um filme de comédia recente sobre um suposto cometa que estaria em rota de colisão com a Terra, dois cientistas que eu não lembro o nome descobrem o cometa e tentam alertar a humanidade sobre o perigo mas terminam sendo ignorados pela mídia, políticos e sociedade em geral. É um filme que retrata a decadência moral, espiritual e ética dos americanos e uau confirma apenas tudo que já sei. Retrata bem uma certa parte da classe política de forma partidária, uma pena já que tira a credibilidade do filme e o renega a uma peça de propaganda, aliás o que não é propaganda atualmente? Basicamente o filme retrata de modo cômico como a sociedade americana está dividida e inerte sobre as coisas do mundo, nos mostra como são materialistas, promíscuos, boêmios(eles são o exemplo para a América Latina) e uma tonelada de coisas que já foram ressaltadas mil vezes em outras obras como Network ou Watchmen.

O que dá um certo ar de engenho nesse filme é a abordagem mais suave sobre os temas que critica em vez de ser algo excessivamente absurdo e cômico para lembrar a cada segundo que estamos vendo uma comédia, não há piadas sacadas do nada apesar do humor ser medíocre. Medíocre ao ponto de que algumas cenas me fizeram adormecer de tão tediosas, os personagens são rasos e sabemos pouco, pouco mas suficiente para esboçar uma certa caracterização de personagem, Randham Mindy é um cientista pacífico que simplesmente tentar racionalizar o cenário ao seu redor e Kate é apenas uma descontrolada e a personagem mais desagradável do filme, não que seu personagem seja insuportável, apenas que suas cenas me causam uma certa exasperação, está constantemente gritando ou chorando, é a representação do meme SoyFace. O restante dos personagens estão aí apenas para fazer um ponto e ressaltar a mensagem da obra.

A presidente está para ressaltar o quão burros e imorais são os líderes americanos, como são usurários, estúpidos e materialistas ao ponto que um reza pelos próprios bens em pleno fim do mundo, são em grande maioria sociopatas e gente cretina, posso concordar que alguns presidentes americanos são estúpidos e até criminosos(quase todos que lembro) coisa que o filme está consciente, aliás está consciente de seu espectro político tanto que critica apenas a um lado, a direita especificamente, porque bién é Hollywood e sabemos a procedência e toda a história relacionada aos engenheiros sociais refugiados da URSS(ops!). A crítica em relação aos políticos americanos é interessante apesar de unidimensional, todavia a crítica que mais me agradou foi em relação a futilidade do qual os americanos estão submersos, ao ponto de que uma notícia séria é menos relevante que o último relacionamento de uma algum atriz random, também vejo com bons olhos essa acidez em relação aos artistas ou celebridades, retratando-os como são na vida real, gente frívola, pueril e de péssima índole, basta analisar a vida de qualquer celebridade americana que certamente notará padrões repetidos.

O filme de uma maneira engenhosa mostra que a população está completamente alienada da realidade, sobre a carência afetiva que uma geração subjugada pela tecnologia tem de enfrentar, esse tipo de mensagem é agradável porque também contradiz a mensagem de que "estamos caminhando para o progresso e o avanço" o filme mostra todo o contrário, demonstrando como as redes sociais colaboram para uma cultura de imbecilização das massas. E Plus, também critica as cadeias televisivas que tratam de forma suave temas que catastróficos, denunciando um certo eufemismo apenas para agradar a audiência e isola-los da realidade que está acontecendo, o público não quer saber de problemas, é desagradável saber que está ocorrendo guerras, pandemias, inflação ou desastres naturais no? É mais agradável assistir minhas séries e filmes bonitos e se alienar da realidade com redes sociais no? Si, é exatamente assim na vida real, não é uma crítica de outro mundo já que centenas de filmes já fizeram isso, alguns até melhores como é o caso de Rede de Intrigas.

E óbvio, o filme também critica os bilionários que destroem a natureza com suas horríveis fábricas que por sua vez criam essa cultura de consumismo extremo que serve de consolo para o profundo vazio que as pessoas sentem, essa parte do filme não é tão criativa porque os "bilionários" são um tanto unidimensionais e obedecem a esse arquétipo de "velho capitalista malvadão" que não vai além de um mero criticismo caricato e superficial. Contudo vejo como bastante útil e interessante o diálogo do empresário com Randham onde o empresário explica que possui dados de quase todas as pessoas da Terra e de como o algorítmo de sua empresa modela o gosto pessoal das pessoas e vai profundo ao ponto de prever a personalidade e até hábitos, isso não é criticismo, nem teoria da conspiração, é um fato consumado e indiscutível. Que empresas usem dos nossos dados para experimentos sociais e psicológicos Já é sabido. "O idealismo que você tem é algo fabricado pelos meus algoritmos"

Por fim o filme termina com uma mensagem bonita sobre estar com seus entes queridos... Sim, acreditei que fosse apenas um filme vazio e carente de qualquer valor artístico, o filme termina com Randham se reconciliando com sua esposa e se reunindo com os amigos e filhos em torno de um jantar onde todos se dão as mãos, o simbolismo da cena é belíssimo mas o contexto por si próprio é carente de profundidade, posso rabiscar que o autor quis representar a importância de estar com entes queridos e que no final é o que importa, ignorando as loucuras do mundo com o pensamento de que "enfrentaremos qualquer coisa unidos" no qual é em si uma boa mensagem, não que o filme desenvolva muito além. Também há uma discussão a cerca da ciência e sobre como ela é boa e é o caminho para a verdade, contudo isso não passa de falácia e a ciência empregada sem um critério moral ou ético pode ser desastroso, a bomba atômica é um exemplo.

De modo que seria Don't Look Up um bom filme? No, os temas são interessantes mas são explorados muito superficialmente e está mais que claro que o autor deixou sua posição política influenciar, como comédia é fraco mas possui algumas piadas bem colocadas que destoam do clima apocalíptico e doomer que inspira. O departamento visual é bem estranho, em especial quando usam cgi recortado que soa como um efeito visual saído de algum episódio de Chapolin, a atuação é medíocre e até meio amadora em muitos aspectos, as críticas que o filme faz são rasas mas considero-las razoavelmente corretas até certo ponto, apenas Randham possui um transfundo interessante, sendo o restante do cast personagens temáticos que carecem de motivação ou sequer caracterização e o final é de meu agrado.

5/10
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 10 May 2022 08:03

Votes for this - View all
kathy