Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Apology review
42 Views
0
vote

Review of Apology

A Apologia de Sócrates é um dos textos mais famosos de Platão, um dos mais antigos textos sobre direito que existem. No livro, Sócrates elabora então uma defesa para si próprio onde defende que não era um sofista, nem um degenerado como havia sido acusado. Bueno a primeira questão interessante sobre o livro é sobre como pensar diferente da maioria pode trazer consequências e problemas, estamos em um tempo onde a liberdade de expressão ou mesmo a liberdade de ir e vir estão ameaçadas, não pela força do Estado mas pelas próprias pessoas que defendem o fim da liberdade de pensamento. Veja a cultura do cancelamento por exemplo, querer destruir uma pessoa, simplesmente por dizer algo inconveniente a respeito de suas ideologias vitimistas se tornou literalmente um crime. Aqui podemos traçar um paralelismo com a situação de Sócrates, preso por pensar demais, é óbvio que a tirania dos tempos modernos é superior a dos tempos gregos.

De modo que a obra está estruturada de forma a refutar os argumentos dos detratores de Sócrates, como obra isolada é um estudo obrigatório por ser um dos mais antigos textos de direito que existem. “réu de haver-se ocupado de assuntos que não eram de sua alçada, investigando o que existe embaixo da terra e no céu, procurando transformar a mentira em verdade e ensinando-as às pessoas” Sócrate é então acusado de sofisma e o mesmo procura refutar essa hipótese através de um elaborado sistema baseado na lógica argumentativa propositiva, indagando questões e apontando certas contradições de seus adversários políticos. A segunda parte engloba Sócrates respondendo sobre se estava diretamente ofendendo os deuses. Sócrates então desmonta os argumentos de Meleto e Ânito dizendo que "não corrompo a juventude, mas se os corrompo é involuntário e em ambos os casos mentiste" utilizando-se dos bons exemplos que o próprio Meleto afirmara serem bons. Os detratores de Sócrates passam a acusa-lo de ser ateu e de adorar demônios, um argumento bastante simples de refutar já que ser ateu precede uma total descrença não só em Deus, mas todos os elementos ou entidades mágicas, adorar demônios necessariamente te faz crer que haja um Deus, o que seria uma contradição em si mesma.

Sócrates consegue provar que estava certo, no entanto se recusa a abdicar de sua profissão de filósofo, preferindo a morte do que negar as suas convicções, aceitando a morte por cicuta(veneno) morrendo como um mártir e finalizando a obra, lembrando os atenienses sobre seu legado e sobre a injustiça que estavam cometendo contra o mesmo. O livro não possui valor literário porque não é literatura mas algo que ocorreu, no que me concerne é um excelente livro a respeito do direito e lhe dá várias informações sobre como desmontar um argumento utilizando a lógica, não é atual pois hoje as coisas não são resolvidas de forma racional mas emocional e bien.

8/10
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 27 March 2022 16:47