Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Mary and Max review
36 Views
0
vote

Review of Mary and Max

Mary and Max é um filme australiano independente stop motion em preto e branco que narra a história de dois personagens. Max Horowitz, um homem velho, judeu e ateu que tem síndrome de asperger. E Mary Daisy Dinkle uma jovem nascida em um bairro pobre Austrália, não muito sociável e que parece ter problemas parecidos com Max, ao ser introvertida e com nenhum amigo além de Max. Ambos se comunicam por cartas da qual relatam as coisas do dia a dia fora algumas histórias pessoais, sendo esse o ponto alto do filme ao explorar psicologicamente a mente deturpada de Max. O filme é quase inteiramente narrado cedendo espaço para algumas falas dos personagens. Em termos de animação possui um estilo bastante diferenciado das animações convencionais, sendo parecida em alguns aspectos com os filmes do Tim Burton por possuir essa atmosfera gótica e cinza. O traço cartunesco também potencializa essa atmosfera mórbida, fazendo o telespectador sentir como se estivesse em um velório ou algo do tipo.

O filme é elaborado e desenvolvido ao redor dos monólogos das cartas trocadas entre Mary e Max. Mary é uma menina solitária que tem pais ausentes e irresponsáveis. Seu pai trabalha o dia inteiro em uma fábrica de chá, já sua mãe é uma alcóolatra viciada em cigarros e programas de TV. Aqui o filme já nos introduz uma classe de mensagem sobre o abandono, sobre a falta de empatia dos pais de Mary, negligenciando sua criação tornando-a cheia de problemas de socialização e digamos até mentais. Mostrando como a negligência e a falta de amor podem afetar negativamente uma pessoa, é grotesco como Mary é constantemente humilhada e tratada mau no filme como se os diretores estivessem contra a personagem. É uma parte bastante incômoda do filme ainda mais levando em conta que Mary é uma criança. É estranho que esse filme seja classificado como comédia quando a maioria dos acontecimentos não são engraçados mas trágicos e comoventes.

Max por outro lado é representado com problemas de ordem mental, sendo um homem obeso e isolado socialmente devido a sua condição psiquiátrica. Sendo visto de forma negativa pela sociedade pelo seu jeito "literal e lógico" de ver as coisas como ele mesmo diz. Em termos de personagem está muito bem caracterizado, os roteiristas fizeram um excelente trabalho detalhando não só o personagem em si mas seu dia a dia e sobre como pensa. Sendo esse um dos aspectos mais interessantes já que abordam temas mundanos de forma que justifica e nos dá uma melhor compreensão da mente confusa do protagonista. Nos dando também uma valiosa mensagem sobre o abandono e sobre como a empatia nos torna mais humanos. Uma bonita mensagem sobre cuidar dos incapacitados, finalizando o filme de forma catártica e satisfatória com Max entendendo que as pessoas tem erros e que na vida devemos lidar com esses problemas. Mensagem que reflete diretamente em Mary finalizando o filme.

Em conclusão Mary and Max é um bom filme? Sim! sem dúvidas não é perfeito, pela pouca duração e alguns momentos grotescos que estão para punir os personagens sem razão alguma. Ainda sim carrega consigo bons valores de produção, a animação stop motion é, apesar de rara e grotesca, criativa e bem feita com personagens cartonizados acompanhados de uma trilha sonora de violino que complementa a atmosfera atípica desse filme. E o mais importante óbvio, carrega consigo uma mensagem sobre empatia e estudo de personagem único, retratando um personagem com uma doença mental que não é um serial killer ou um super gênio, mas sim abordando os problemas reais que implica essa condição. Gosto da mensagem e sinceramente há pouco o que criticar então darei a honrosa nota de 8/10.
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 16 March 2022 04:44