Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
O Alquimista review
79 Views
0
vote

Review of O Alquimista

O Alquimista, livro escrito por Paulo Coelho um dos escritores brasileiros mais populares, sendo reconhecido internacionalmente, em seu auge chegou a vender 200 milhões de cópias de seus livros e claro, também é lembrado por ter trabalhado na ONU e bom... Ser Mainstream e ter ligações com a ONU certamente não é um bom presságio. Paulo Coelho é conhecido por ser um escritor medíocre e tendencioso, lembrado por basicamente escrever livros autoajuda disfarçado de novela literária ao ponto de que sua figura se transformou em um meme, sempre abordando temas filosóficos e religiosos de forma bem básica e sem grande profundidade, mas será "O Alquimista" seu mais célebre livro uma cagada como os outros confirmando esse estigma de mau escritor? A verdade é que sim.

O Alquimista narra a história do pastor de ovelhas Santiago que embarca em uma viagem ao Egito após ter um sonho misterioso que gira em torno das pirâmides lendárias, durante a viagem Santiago conhece algumas pessoas entre elas um comerciante muçulmano que lhe dá abrigo e moradia enquanto está em viagem. Antes disso também se encontra com Melquisedeque, um rei antigo responsável por despertar em Santiago a vontade de ir ao Egito para entender o sonho com a pirâmide, e que também ensina Santiago sua filosofia que seria abordada ao longo do livro. No caminho Santiago conhece um jovem inglês que decide segui-lo em sua jornada no Saara se apaixonando por uma habitante do local chamada Fátima. Fátima impõe que o jovem inglês consiga realizar sua "lenda pessoal" termo recorrente no livro e que foi explicado por Melquisedeque como a busca pelos próprios sonhos. Melquisedeque também explica que quando se quer algo, todo o universo conspira para que esse algo aconteça e seus sonhos sejam realizados, sendo esse o tema central do livro que é tratado de forma bem gospel pelo otimismo histriônico do autor. O tema de seguir seus sonhos em busca da lenda pessoal é interessante em papel porque nos dá uma perspectiva que desafia o comodismo, indo por uma linha de que devemos nos arriscar e tentar mesmo que não saia como queremos, soa bonito em papel mas em execução é só ok. O restante dos temas é tratado de forma de bem superficial então não cabe menção.

Outro problema com esse livro são seus personagens que são planos e sem muita caracterização, Santiago por exemplo me parece muito estranho já que a sua personalidade não é muito bem explicada e me parece que o livro quer introduzir temas abstratos todo momento como se fosse uma parte da bíblia, coisas que parecem não conectar. Fora de Santiago temos o jovem inglês, Fátima e o Alquimista que basicamente surge do nada e literalmente explica para Santiago as respostas para as suas dúvidas, é forçado anticlimático e fora de lugar. Um outro aspecto que me causou curiosidade é essa filosofia de que todos estamos ligados ao planeta e que somos nós somado aos seres vivos em geral que damos vida ao mundo, uma mensagem correta mas que também carece de muita explicação. De forma que "O Alquimista" é um livro ruim e falha nas suas premissas de tentar abordar temas filosóficos, não é porque uma série ou livro tem temas filosóficos que seja algo bom. Não adianta tentar colocar temas transcendentais e metafísicos se seus personagens são básicos ou ruins, se a construção de mundo ou world building é algo seco e sem profundidade. Posso concluir também que a mensagem central do livro é ruim porque supõe que Deus ou alguma força sobrenatural sempre conspira para te ajudar, onde estava essa força sobrenatural nos diversos desastres naturais, guerras, doenças e etc para ajudar as pessoas? Não sei e sinceramente não creio que haja uma resposta que não caia em algo partidário e dogmático. Não querendo bancar o ateu, jamais, mas a verdade é que depende do próprio ser individual decidir por esforço próprio lograr seus sonhos e não esperar uma profecia ou que algo ocorra, pelo menos isso o livro fez bem.

4/10
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 9 March 2022 01:39