Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Her review
74 Views
1
vote

Review of Her

Her é um filme futurista de romance entre um humano e uma inteligência artificial, estudando as implicações que leva uma relação dessas, é um filme que pode enganar tanto os mais críticos quanto os mais leigos fazendo parecer que é um bom filme por abordar temas atuais, e de fato o filme trata de temas interessantes e modernos como escapismo, transumaníssimo, singularidade e etc. Tristemente o filme aborda esses temas de forma bem superficial e até contraditória, Her é um filme sobre um fracassado emocional chamado Theodor Crombly que após ter arruinado seu casamento é obrigado a enfrentar uma vida de solteiro promíscuo caindo em uma depressão e vazio emocional que é sanado por uma inteligência artificial chamada Samantha que basicamente é a waifu robô problemática. Inicialmente gostei muito da atmosfera do filme pelas músicas e pela qualidade das cenas principalmente pelos temas que aborda, no entanto como mencionei antes esses temas são tratados de forma bem superficial, Theodor apesar de ser interessante incialmente por ser um fracassado emocional com tendências hedonistas e promíscuas, seu personagem durante as duas putas horas de filme não muda nem aprende nada, todo o seu desenvolvimento como personagem simplesmente não existe, e isso é algo que notei de cara, o filme é estático e quase não acontece nada.

O romance entre Samantha(ia) e Theodor é o mais genérico possível, em um nível que não se diferencia em nada de qualquer outro romance random sem grandes pretensões, nem Samantha nem Theodor são interessantes ou aprendem algo porque simplesmente estão obcecados por sexo, o que cria uma atmosfera cringe já que se trata de uma inteligência artificial e não um robô ou um ser humano real. A forma como as pessoas ao redor tratam essa relação com naturalidade também é problemática porque passa a sensação de que é natural quando não é, o protagonista está literalmente usando de escapismo, uma saída fácil para os seus problemas emocionais, uma classe de mensagem que não compactuo e que o próprio filme refuta, Theodor ao ser confrontado por sua ex esposa entra em uma "crise" existencial ao se dar conta de que era um frustrado dominado por uma covardia emocional que o impede de lidar com os sentimentos das outras pessoas porque no fundo é um egoísta promíscuo, qual a diferença disso para aqueles otakus lolicons que usam bonecas e IA para evitar a realidade de estarem sozinhos e isolados do mundo? É uma mensagem que encoraja o escapismo ao mesmo tempo que te encoraja a ir atrás de mulheres reais? A mensagem é contraditória em si mesma. Tirando o fato de que Theodor termina lamentando a perda da sua waifu robô e o filme termina sem dar uma mensagem clara, qual foi o sentido disso? Duas horas de uma história tediosa em que nada ocorre.

Outro problema de Her é que explora de forma quase nula o mundo ao redor, é um mundo futurista não muito distante do nosso mundo, com inteligências artificiais capazes autônomas, o grande problema de tudo isso é que parece não ter gerado nenhuma mudança social, o mundo parece igual e sem alterações, imagine esse tipo de tecnologia de forma totalmente acessível, imagine as implicações psicológicas, sociais e espirituais que tudo isso representaria, imagine como governos e organizações poderiam usar essas inteligências para manipular o comportamento das pessoas ou mesmo para espionar? É simplesmente uma tecnologia absurdamente controversa e absolutamente nada mudou no universo de Her, possui uma exploração quase nula desses temas porque o filme está ocupado com o relacionamento cringe de Theodor e Samantha que não possui nada de especial, tira todo esse misticismo de waifu robô, substitua por uma mulher real e dará no mesmo, nada ocorre e o protagonista é tão raso que seu ápice é pensar em sexo e nada mais. Her carrega todos os anti-valores modernos que condeno e tenta romantiza-los, tenta romantizar a relação antinatural entre um homem e uma máquina, tenta romantizar escapismo, promiscuidade e demais aberrações, duas horas de filme que poderia ter facilmente 50 minutos, não recomendável

4/10
Avatar
Added by Magnifik
2 years ago on 3 March 2022 17:00

Votes for this - View all
andres888