Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Blindness review
385 Views
3
vote

O apocalipse branco

Depois dos espetaculares "Cidade de Deus" e "O Jardineiro Fiel", Fernando Meirelles nos brinda com seu novo longa "Ensaio Sobre a Cegueira". Com ótimos atores, técnica impecável, trilha sonora envolvente, o longa se destaca em 2008 em meio a tantas outras produções de respeito.

A fita conta a história de uma epidemia de cegueira inédita e inexplicável que atinge uma cidade. Chamada de 'cegueira branca', já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a epidemia de alastra cidade a fora se instalando nos olhos de todos, menos de uma mulher.

Mesmo revelando no título, o longa não fala da cegueira. Pelo menos não é apenas isso. "Ensaio Sobre a Cegueira" é uma história sobre a degradação da sociedade, os limites do ser humano, a falta de moralidade. Mostra o que acontece quando seres humanos reagem quando são retirados seus direitos, dogmas e proteção.

A doença misteriosa que atinge os seres humanos de uma população é mero pretexto para que uma análise do mundo em que vivemos seja feita. Ao mesmo tempo em que os indivíduos perdem sua visão, o lado escuro de suas respectivas almas vem à tona, revelando seus comportamentos mais rústicos e malígnos.

Cheio de cenas atordoantes, "Ensaio Sobre a Cegueira" chega a chocar com tantas atrocidades que o ser humano pode fazer em benefícil próprio. A cena em que as mulheres, enfileiradas, andam rumo ao estupro é avassaladora, tanto quanto a própria cena do estupro. A fotografia, que ora nítida, ora esbranquiçada de tão embassada nos leva para dentro da história. Como se nós também estivéssemos cegos. Aspecto ténico inquietante de tão perfeito.

No planos das atuações, só tem fera. Julianne Moore está como nunca vista antes, incrível. Gael García Bernal como vilão da trama também é bastante satisfatório. Seu personagem é de dar nojo e calafrios de tanta crueldade que faz com tanta naturalidade. Estas atuações são tão convincentes que chega a ofuscar as interpreteções de Mark Ruffalo e Alice Braga, ambos competentíssimos.

Ao término da sessão, o sorriso abre de orgulho de Fernando Meirelles. Não consegue superar "O Jardineiro Fiel", nem "Cidade de Deus". No entanto, supera com maestria qualquer expectativa em relação ao filme e deixa registrado uma obra que será lembrada por muitos anos.

8/10
Avatar
Added by Leonardo Ribeiro
15 years ago on 7 February 2009 18:26

Votes for this - View all
daparafusetapatriciakNusch