Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Braseiro review
234 Views
1
vote

O samba e sua simplicidade

Roberta Sá é uma cantora que obtem uma voz incrível. Já neste seu primeiro disco, "Braseiro", a moça nos prova com bastante eficiência. A voz linda de Roberta é sua grande arma que nos metralha munida de suas lindas canções. Estamos vencidos.

A primeira música do debut, "Eu Sambo Mesmo", é um samba gostoso e viciante. Além da voz perfeita de menina, a letra e o balance da música são as caracteríticas mais importantes não só nesta música como também em todo o disco. "Eu Sambo Mesmo" é, de primeira vista, uma das melhores faixas do CD. A segunda música é "Pelas Tabelas", canção da grande estrela da MPB Chico Buarque. A música, sem tempo para respirar, é letra atrás de letra. E que letra! Outra bela canção.

"No Braseiro", terceira faixa, é a música de teor político do disco. Engraçado ouvir um samba discutindo sobre o jeitinho brasileiro. Do tipo "Perdeu-se a moral e reina a falta de vergonha" ou também "Mania nacional é ver o outro se dar mal". Cita também a atual situação da segurança no Brasil: "O caso de polícia corriqueiro é todo dia". O refrão também se mostra bem sugestivo: "Moramos no braseiro, a coisa aqui tá quente. O ano inteiro corri atrás, não sei do que exatamente".

O disco contém um bossa linda, "Casa Pré-fabricada", escrita por Marcelo Camelo. A voz de Roberta e a letra são as grandes atrações da música, já que a sutil melodia se torna mera coadjuvante no meio de tanto sentimentalismo musical. A grande canção de "Braseiro" é, sem dúvida, "A Vizinha do Lado". Roberta Sá faz da música do imortal Dorival Caymmi uma obra singela e linda no mesmo plano. Fora a letra que é muito bonita de tão simples.

De resto, basta afirmar que "Braseiro" preza pela simplicidade do samba e que Roberta Sá já chegou com o pé direito na música popular brasileira que precisa tando de gente nova e diferente. De preferência, mulher.

8/10
Avatar
Added by Leonardo Ribeiro
15 years ago on 28 December 2008 00:29

Votes for this - View all
Nusch