Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
95 Views
0
vote

Review of Regarding the Pain of Others

Diante da Dor dos Outros
- a força e o sentido das imagens do sofrimento.

Em Diante da Dor dos Outros, Susan Sontag reflete sobre a variedade de interpretações e de reações perante a fotografia jornalística, mais especificamente sobre a fotografia de guerra. Analisa a utilização da fotografia pelo jornalismo como uma maneira de chocar, de chamar a atenção das pessoas.
Sontag cita várias situações de guerras ao longo dos anos em que a fotografia foi a forma principal de registro. Revela como tais fotografias foram utilizadas e em entendidas e quais conseqüências se tomaram a partir de sua divulgação.
No texto carregado de emoção (devido à sua natureza), mas de forma alguma desprovido de racionalidade, ela não nos faz questionar que lado estaria correto, mas nos afirma em que ambos os lados de todas as batalhas, existem aqueles que sofrem.
O livro explora e questiona também a motivação dos conflitos e a ausência de ética nos cenários dessas fotografias, explorando conceitos como compaixão, moral e realidade. A autora se preocupa em discutir a idéia de quê as imagens podem tanto servir como motivação para mudanças em benefício da paz como para aumentar a violência ou apatia.
O questionamento principal que Susan Sontag nos propõe é: Como reagimos diante da dor dos outros? Se as imagens do sofrimento de um desconhecido distante ainda nos chocam ou tornaram-se tão habituais que a tratamos como forma de entretenimento.
Por instinto o ser humano sente-se atraído de forma curiosa aos desastres, mortes e acidentes, e a mídia, em especial à televisão, especializou-se em passar divulgar massivamente notícias desse tipo. Durante todo o dia somos bombardeados com notícias e imagens que fariam qualquer um ficar horrorizado, mas como estamos acostumados a vê-las, elas acabam se tornando rotina.
No geral o livro apresenta mais perguntas que respostas, e é esse seu objetivo, nos fazer refletir, botar à prova a nossa consciência. É essencialmente sobre guerras de que não participamos, mas tomamos conhecimento graças à divulgação de suas imagens pelos meios de comunicação.

Avatar
Added by Nusch
12 years ago on 5 December 2011 13:17