Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Noite review
189 Views
3
vote

Onde sua mente pode te levar?

A escrita de Érico Verrissimo me laçou desde a leitura de seu primeiro livro, Olhai os Lírios do Campo. É uma escrita sútil, sem pretensão que envolve e cativa. Tornei-me um admiradora.
Então tornei e lê-lo. Li, 1, 2, 3, 4 livros e não pretendo parar. Posso afirmar sem hesitar que Érico Verissimo está entre os meus três escritores brasileiros prediletos.
Decidi Ler Noite após saber que na época em que foi lançado, os críticos e setores públicos os consideraram uma ofensa a moral.
O livro começa ao final da tarde e termina no começo da Manhã... Noite.
O Desconhecido ou o 'homem de gris' vaga pela cidade. Não reconhece o lugar, não lembra do nome, de onde veio, o que fez. Carrega no pulso um relógio e no bolso um lenço com perfume feminino e uma carteira recheada de dinheiro. Sente culpa e medo. Culpa por acreditar ter furtado os objetos, ter cometido algum crime e medo que o reconhecessem, que o castigassem... Medo de que alguém o questionasse.
Caminha desnorteado pela cidade até encontrar figuras populares da noite. Duas aves noturnas: Um anão corcunda caricaturista e encrenqueiro e seu protetor, o 'homem do cravo', um sujeito charmoso com aparência distinta que ganha a vida se aproveitando de sua facilidade em conquistar a confiança das pessoas. Ao perceberem que o homem de gris possui muito dinheiro, o convidam para conhecer a noite, sem esperar, é claro, que ele aceite. O carregam e então acontecem as mais curiosas situações. Situações essas comuns para as pessoas acotumadas à vida noturna. Érico revela sem pudor o mundo além do conhecido do seu público comum. O mundo dos artistas, poetas, bêbados, figurões e prostítutas. A noite é um universo paralelo, em que tudo pode acontecer.
Ao mesmo tempo em que passa a perna em alguém, o homem do cravo nos aconselha sobre a vida, sobre as pessoas.
Os personagens de Verissimo em Noite não são de forma alguma bons ou ruins. São humanos. Para o Desconhecido, o anão é um monstro, o homem do cravo, um crápula. Ele mesmo sente-se culpado por um crime.
Veríssimo descreve detalhadamente como a noite e a agonia perseguem o homem de gris. Posso assim definir o livro como romance ou thriller psicologico em que a leitura é quase impossivel de ser interrompida. Há ímpeto para saber como se dá o desfecho daquela intrigante noite.
Aconselho à leitura aos que estão acostumados aos personagens altruístas de Clarissa ou Olhai os Lírios do Campo. Aos admiradores da vida.
Todos se surpreenderão com o enredo e o desfecho de Noite, o livro "maldito" de Érico Veríssimo.


10/10
Avatar
Added by Nusch
12 years ago on 17 November 2011 13:49

Votes for this - View all
MagnifikYour DreamLeonardo Ribeiro