Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
Escolinha do Professor Raimundo (1990- ) video

Escolinha do Professor Raimundo (Abertura 1990 em ALTA QUALIDADE)

78 Views
0
vote
Avatar
Added by Danie
13 years ago on 3 December 2010 03:25

A Escolinha do Professor Raimundo foi um programa cômico brasileiro criado pelo humorista também brasileiro Chico Anysio e transmitido pela emissora Brasileira Rede Globo de 1990 a 2002.

O formato foi criado em 1952 por Haroldo Barbosa na Rádio Mayrink Veiga, copiado da escolinha de Nhô Totico. Consistia de uma sala de aula onde o Professor Raimundo (Chico Anysio) servia como escada para as piadas dos alunos, interpretados por diversos comediantes. Seria reaproveitado mais tarde em programas de televisão como Noites Cariocas (TV Rio, 1957), Chico City (TV Globo, 1973) e Chico Anysio Show (TV Globo, 1988), mas sua encarnação de mais sucesso foi como programa solo.

Estreou no dia 4 de agosto de 1990, com direção de Cassiano Filho, Paulo Ghelli e Cininha de Paula. Gravado inicialmente nos estúdios da antiga TV Tupi, na Urca, e depois na Cinédia e nos estúdios do Renato Aragão, todos no Rio de Janeiro, a Escolinha ia ao ar aos sábados, às 21h30 da noite. Estreou com vinte alunos, e a partir de 29 de outubro, com a adição de mais três, passou a ser exibida de segunda a sexta-feira, às 17h30 da tarde.

No dia 11 de junho de 1992 foi ao ar o programa de número 500. A Escolinha parou de ser exibida aos sábados, passando para as noites de quarta-feira, mas depois de um tempo a mudança foi desfeita. Já então o elenco contava com 37 atores, entre alunos e personagens de apoio.

Em 1995 as edições vespertinas começaram a ser reprisadas. O programa de sábado passou a ser transmitido às quartas-feiras, voltando para o sábado e indo parar até nas tardes de domingo, reflexo da queda inevitável de audiência - talvez devido à superexposição do formato, exibido seis vezes por semana durante cinco anos ininterruptos. Como as mudanças não deram resultado, a Escolinha saiu do ar em maio de 1995.

Voltaria a ser exibida em 1999 como quadro do programa Zorra Total, permanecendo até maio de 2000. No mesmo ano de 1999, Chico Anysio decidiu levar a Escolinha pelos teatros do Brasil e sua turnê teve o pontapé inicial dado em 8 de Outubro de forma gratuita no Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Muitos humoristas do elenco da Escolinha do Professor Raimundo acabariam sendo contratados pela Rede Record, onde estrelaram - sem Chico Anysio - o programa Escolinha do Barulho. No lugar de Chico Anysio, Dedé Santana, Gil Gomes e Miéle, entre outros, faziam o papel do professor.

A sétima e a última temporada da Escolinha do Professor Raimundo estreou em março de 2001. Até a temporada de 2000, o professor Raimundo terminava a atração com o bordão "E o salário ó mais o sinal de diminutivo, em alusão ao salário do professor. Na última temporada, em 2001, o bordão mudou para "E a saudade ó e abria os braços indicando que ela aumentava, sendo que antes era reprisado um quadro de um dos antigos alunos da Escolinha que faleceram em anos anteriores. O programa acabou em definitivo no final de 2001, e, ironicamente, seu final foi com a reprise do quadro "O profeta", como que uma despedida para nunca mais voltar.