Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo

Once Upon a Time [Windaria] review

Posted : 1 year, 8 months ago on 23 September 2022 09:18

Windaria é um belo exemplo de um conceito genial que foi estragado devido a decisões ruins dos diretores, para começar não se trata de um anime ou OVA retardado comum à época em que saiu, já sabem, nessa época entre os anos 80 e 90 os filmes e OVA's giravam em torno de violência, gore e sexo descerebrado com pouco ou nula ênfase na história ou nos personagens com conceitos idiotas sobre nada. Windaria por outro lado é um anime com história e um world building potente que daria certamente e dentro de um hipotético contexto uma extensa e vasta exploração temática, estamos falando de um reimaginação de algumas histórias europeias como Romeu e Julieta, Guerra e Paz e etc, com reinos, guerras, amores impossíveis, conflitos étnicos, alegorias filosóficas, conspirações, drama psicológico e etc, cercado por uma ampla gama de personagens cada um com as suas motivações particulares e etc, um verdadeiro épico em forma de anime e nesse sentido considero como um dos animes mais criativos que conheço.

Tristemente tudo o que eu disse não serviu de nada porque simplesmente os diretores decidiram fazer um filme ao invés de uma série completa de 25 ou mais episódios, o que arruinou não só o desenvolvimento dos personagens como também arruinou a trama em si, isso é, talvez o único problema de Windaria seja o seu ritmo absurdamente rápido que não nos dá suficiente tempo para explicar as coisas, quem são o reino de Paro ou Itha, quem diabos é a rainha de Itha, o rei de Paro, por que ele invadiu Itha, quem era o conselheiro sinistro da rainha? Como a Julieta conheceu o Romeu(esqueci os nomes) por que diabos o protagonista(ou suponho seja o protagonista) traiu o povo de Itha, que diabos houve com ele? Quem era o homem que o convenceu a trair Itha? Por que o príncipe matou o próprio pai? Simplesmente são tantos conceitos e tantas tramas que é impossível resolver tudo em um único filme, ainda que sejam quase duas horas de filme fica evidente que se trata de um trabalho incompleto. Os personagens como já mencionei, são secos e carecem de personalidade devido ao ritmo insano que atropela a narrativa.

Nesse sentido vejo que foi um tremendo desperdício e que seria muito melhor que fosse uma trilogia de filmes ou mesmo uma série completa, fica claro que as ambições do autor foi de construir um épico ao estilo Guerra e Paz com essa trama de Romeu e Julieta considerando que é impossível adaptar em um filme de duas horas um livro de mil páginas o resultado por incrível que pareça não é um desastre completo, ainda está aí o conceito, está também um rascunho de exploração psicológica, realmente recomendo para quem queira ter inspiração, creio que em outro contexto Windaria poderia ter sido um dos melhores animes da história e falo sem medo porque o conceito é um tanto ousado para a época.

6/10


0 comments, Reply to this entry