Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
756 Views
2
vote

Review of Battlestar Galactica

Unfinished Business
(texto em português)
Sábado, graças aos Deuses chega mais um final de semana e com ele a proximidade de um feriado, muita gente deve ter aproveitado para viajar, mas sábado foi dia de Battlestar Galactica e quem viu com certeza não se arrependeu.
Depois de um episódio relativamente fraco, vamos dizer mediano, a série volta com tudo, para alguns esse episódio também não foi bom, mas pra mim foi um dos melhores da temporada sem dúvida, a fórmula de Battlestar Galactica muda um pouco, saímos dos confrontos de naves para as lutas corporais, saímos da busca pela Terra pra revirar o passado dos personagens, durante o salto de mais de um ano que a série deu no final da temporada passada, então voltamos pra Nova Caprica, Baltar presidente, Ellen viva, Adama de bigode, Kara de cabelão e a população indo morar no planeta até a chegada dos cylons.
A idéia do Almirante Adama de utilizar o boxe, antiga tradição militar para solucionar os conflitos, foi demais, afinal nada melhor do que socar quem nos esta irritando para podermos seguir em frente. Afinal muitas personagens demonstravam certos ressentimentos que não sabíamos o motivo.
E nesse episódio finalmente conseguimos descobrir o porquê de certos problemas com os personagens, certas mudanças de comportamento que passaram despercebidas pra muitos, ficaram explicadas, por exemplo, o casamento de Kara com Anders fez todo sentido do mundo, afinal à personagem assim como muitas pessoas da vida real tem medo de compromisso tem medo de se apaixonar por alguém que possa magoá-la, sendo assim ela prefere magoar primeiro e foi o que ela fez com Lee se casando com o Anders. Mais isso vemos ver melhor mais pra frente no review.

Luta - Lee vs Agathon.

A razão das lutas é desafiar alguém que você teve um problema, eliminar a frustração, o rancor, e nada mais óbvio que o problema de Lee com Helo, Lee abomina os cylons e deixa isso sempre bem claro, ele demonstra até certo desprezo pela mulher de Helo, Athena, e, além disso, Helo foi quem sabotou os planos de genocídio de Lee. O episódio tem inicio com a luta dos dois. Agora quem desafiou quem é a questão.
Kara chega, depois de dormir com Anders, com a luta já correndo e deixa explícita sua torcida pra Helo, enquanto vemos nos flashbacks seu envolvimento com Lee em Nova Caprica.
Apollo cai, levanta, mas muito zonzo ainda, Cottle intervém após o Tigh, que era o árbitro da luta, permitir sua entrada, o doutor percebe que Lee não tem condição para seguir na luta e dá a vitória a Helo Agathon.
Após sair do ringue Apollo ainda tem que escutar Starbuck tirando sarro da sua cara, Lee decide ir embora, mas após provocações de Lara ele decide ficar e ambos se preparam para a luta. Assim começam as lutas principais do episódio e os flashbacks.

Flashback

Vemos como começou a construção das habitações em Nova Caprica, descobrimos que Lee teve uma noite de amor com Kara, Roslin e Adama bem próximos conversando sobre o futuro. Tudo de forma breve, até que finalmente temos o primeiro grande flashback.
Baltar discursando em Nova Caprica, Duck (aquele que virou homem-bomba) aparece ouvindo atentamente, findo o discurso se iniciam as festividades.
Ellen aparece também ao lado do Coronel Tigh, que ainda tinha os dois olhos, o casal aparece bebendo obviamente, Tigh parece uns 10 anos mais novo que atualmente na Galactica.
Roslin e Adama será que a proximidade que os dois sempre tiveram finalmente passou da amizade para algo mais? O episódio não é explicito quanto a isso, mas eu pessoalmente acredito que sim os dois, assim como Kara e Lee, tiveram uma (ou mais) noite(s) de amor em Nova Caprica, agora será que eles continuam se ‘encontrado’ secretamente ou foi aconteceu ali em Nova Caprica e nunca mais?
Foi legal for o ‘casal’ olhando as estrelas, Roslin deitada no peito de Adama, também teve eles sentados no leito do que era um rio, eles fumando, bebendo, conversando, enfim coladinhos o episódio inteiro, e os olhares entre os dois indicam que a relação entre eles é de mais que somente amigos, mas isso é minha opinião pessoal.
Em outro flashback Almirante Adama e Chief Tyrol, Tyrol descobre da gravidez de Cally, ambos querem se mudar para Nova Caprica, afinal criar um filho em uma nave de batalha militar não parece ser boa idéia, mas o Almirante proíbe.
Depois de muito refletir Adama acaba dando a permissão pra que ambos se mudem pra Nova Caprica, criar o seu filho em terra, porém parece que não foi a melhor decisão afinal os cylons chegam e todos sabemos os apuros que Tyrol passa e principalmente Cally.
E no principal flashback Lee e Kara aparecem na sua noite de amor, ambos gritaram seu amor pra quem quisesse ouvir, não que tivesse alguém, mas o simbolismo do ato que importou ali, mas pra Kara foi apenas coisa de momento, no dia seguinte ela acorda deixa Lee sozinho e se casa com Anders.

Luta – Hot-dog vs Starbuck

Hot-Dog tem sua vez de escolher com quem lutar e o rapaz franzino escolhe logo Starbuck, a reação da loira é dar risadas:
“Só pode ser brincadeira”.
A luta começa Hot-Dog até ensaia alguns golpes, porém Kara inspirada por visões de Lee em Nova Caprica, bate em Hot-Dog como se batesse no filho de Adama, e derruba o rapaz rapidamente, nocaute, não deu nem graça essa luta. Pobre Hot-Dog fica caído na lona sem saber o rumo de casa.

Luta – Almirante Adama vs Chief Tyrol
Vimos os problemas que Adama ‘criou’ para Tyrol nos flashbacks. Sendo assim Adama reflete e vê a necessidade que Tyrol tem de extravasar os seus problemas e quem melhor pra apanhar de Tyrol que o próprio Adama? Então Adama sobe no ringue e chama Tyrol pro pau.
“Chief suba essa bunda gorda e preguiçosa aqui”.
Tyrol fica tranqüilo e fala pra Cally
“É um homem velho, ficarei bem, não é a sério mesmo (se referindo a luta)”.
É mas foi mais sério do que se supunha, não chegou nem perto de ser o funeral de Adama como Tigh proclamou, mas o Almirante partiu com tudo deu uns bons sopapos em Tyrol pra provocar a ira do Chief, logo que começa a luta um belo soco e já manda Tyrol pra lona, mas depois disso Adama apanhou muito. E óbvio Tyrol ganha. Mas quem ganha de verdade é Adama afinal como ele mesmo disse:
“Eu não vou ganhar”.
Mas sua missão ali não era ganhar a luta, mas sim fazer com que Tyrol seguisse em frente e esquecesse os problemas que teve durante a ocupação cylon. Adama termina a luta com um belo discurso que demonstrou que ele também se sendo culpado por muitos que estavam na Galactica terem passado pelos apuros de Nova Caprica.
Tigh acaba com a festa, mas não para Kara, ela ainda tem fôlego pra uma última luta e óbvio que ela será com Lee.

Luta – Starbuck vs Apollo
(e os problemas de Lee e Dualla; Anders e Kara).

Cena boa logo no inicio do episódio, que inclusive foi citada rapidamente, foi ver que mesmo após ter terminado com Anders, Starbuck estava na cama dele. Necessidade provavelmente, afinal como ela mesmo disse:
“Exatamente o que eu precisava”.
Anders ironicamente responde:
“Feliz por ter lhe servido”.
Finalmente no flashback vimos como os respectivos se casam (Apollo com Dee e Starbuck com Anders) durante o período de residência em Nova Caprica, foi legal também ver Kara e Lee dançando, a troca de olhares entre os dois e toda a aproximação e retração que aconteceu no relacionamento deles.
Mas enfim vamos à luta, que é fenomenal, Kara foi quem desafiou Lee, os dois parecem tentar se matar segundo Anders, mas como bem disse Dualla isso é um ponto de vista (afinal sabemos que eles estão longe de querer se matar de verdade), Lee derruba Kara ela levanta dando uma ‘rasteira’ nele e somos remetidos ao flashback que mostra como ela casou com Anders, é realmente ela deu uma rasteira nele.
Acho que eles realmente precisavam lutar para poder voltarem a ter no mínimo uma convivência harmoniosa. Principalmente depois do casamento de Kara com Anders (sendo que ela o pediu em casamento) e com toda a mágoa que ficou entre eles.
A luta acaba com ambos se abraçando de maneira comovente, o amor deles é muito grande, mas na maioria das vezes só amor não basta, será que aqui é o caso? Kara diz pra Lee:
“Senti sua falta”.
E o rapaz responde:
“Senti sua falta também”.
Portanto a luta se encerra sem vencedor propriamente dito, mas pessoalmente pra mim ambos venceram. Agora como vão ficar os outros envolvidos (Anders e Dualla) com essa reaproximação deles só vamos saber nos próximos episódios.
Nesse episódio a história não avançou, pelo contrário foi mostrar coisas que já haviam acontecido (por mais que não soubéssemos delas), mas às vezes para dar um passo a frente é preciso dar um passo atrás, isso vale para o episódio em si como também para o relacionamento conturbado dos tripulantes da frota, como também para os relacionamentos humanos na vida real.

Curiosidades do episódio
_ É o primeiro episódio dessa temporada aonde a número três não aparece, por sinal nem os cylons apareceram.
_ O número de sobreviventes é de 41,422; um a mais que no episódio anterior, ou seja, nasceu uma criança na frota.
_ Jamie Bamber (o Apollo) pinta os cabelos para ficar com a cor mais semelhante a do Adama, a sua cor natural é mais clara, isso foi notado pelas fãs ao perceber os pelos claros no peito do rapaz durante o episódio.
_ Outras lutas – Kat vs X (personagem feminino não identificado) Kat foi a vencedora; Fischer vs X (personagem masculino não identificado) Fischer vencedor
Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
16 years ago on 6 May 2007 01:14

Votes for this - View all
Lucas Gandalf Lealdoudouce55