Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
34 Views No comments
1
vote

Review of Fantastic Planet (1973)

Fantastic planet é dessas obras super experimentais que quase ninguém comenta, e que aparentemente parece uma joia subestimada. Mas não é bem assim, infelizmente o filme é só um 6/10= decente. E eu vou explicar o porque.

A primeira vista esse filme soa um pouco interessante. Até pq a animação é super experimental e tem osts de rock progressivo, wow. Já te faz pensar que o filme será super psicológico e que vá explorar seus temas ao máximo com personagens muito interessantes. Mas infelizmente não é bem assim. O Filme trata de um tema pesado até, e explora de maneira bastante decente. O filme se trata de uma raça dominante chamada traags, uma raça dominante que domina os ooms uma outra raça que são bastante semelhante aos humanos. A raça traags trata os oms como animais de estimação e até escravos. Dos oms, existe outros oms, os oms selvagens, e como o próprio nome diz, são oms não evoluídos.
E até aí, já sabemos para onde vai este filme. Porque diferentes raças em um mundo, causam conflitos e tals. É uma história sobre sociedade, raças dominantes e tals. E um mundo com alta tecnologia. É um mundo bem construído e criativo.

O Tema e a premissa em si não está mal executado, o problema está no plot como anda. O plot anda de uma forma tão lenta. E os diálogos, os personagens, suas interações são tão secas quanto o plot, fora que tem personagens que estão aí só para explicar o mundo. Não digo que o plot é seco por falta de conteúdo, claro que não. O conteúdo do filme é interessante, lembra a coisas como blade runner, kaiba, uma odisseia no espaço. Mas principalmente com kaiba, pois se trata da mesma temática, de sociedade, aliens, raças superiores e tals.

Mas o problema deste filme é que é tão bizarro, mas tão bizarro ao ponto de ser chato, e parece ser muito curto para desenvolver mais ainda o seu mundo e personagens, o filme não tem tempo para isso parece, e ainda é lento. Há cenas aleatórias/visuais que não significam nada. Eu não entendo o porque o filme é assim, se a proposta do filme era ser parado e lento, então porque não passar esse tempo caracterizando seus personagens ou ter diálogos interessantes? Ou alguma exposição visual interessante como uma odisseia no espaço? E este é o principal problema do filme. Não tem personagens interessantes, não tem diálogos interessantes, não tem exposição visual interessante, e nem se quer uma aventura/viagem espacial como kaiba. Significa que o filme é uma merda? Não. Isso porque a exploração temática (Por mais que não gosto do ritmo do plot) É interessante e pesado, e está bem desenvolvido a temática. Outro aspecto que torna esse filme decente, é a animação que é super experimental, e as osts são boas. Em conclusão; O filme é meio fumado mas interessante até certo ponto, a animação é uma das animações mais experimentais/criativas que já vi em minha vida (Mas não a melhor animação do mundo, mas boa e extremamente criativa) As osts são boas, são osts de rock progressivo, combinando com toda a atmosfera do filme) Mas o filme peca no ritmo, personagens, e carece de diálogos interessantes. Poderia ser uma obra prima, mas é bizarro, seco na maioria das vezes, ao ponto de ser chato. Se tu quer uma história parecida, com mesma temática, estética semelhante, que também se trata sobre aliens e sociedade, fique com kaiba. Kaiba é mais emocionante, não é bizarro ao ponto de ser questionável, e é melhor em muitos aspectos.

Por importante que é, por ser um clássico, pela animação super experimental e bons temas. Esse filme merece um 6,5/10. Não gostei muito deste filme, mas reconheço que é bom (Não tao bom) E eu recomendo assistir com expectativas muito baixas.

Pontos bons:
Boa construção de mundo
Exploração temática
Animação e osts muito boas e criativas.

Pontos ruims:

Personagens secos, e há personagens que estão aí só para explicar o mundo
Ritmo/plot; Se sente meio seco as vezes por causa do seu ritmo extremamente lento
Algumas cenas visuais bem aleatórias que não significam nada
Avatar
Added by Bruno Roen
10 months ago on 20 November 2018 23:56