Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo

Don't Look Up review

Posted : 1 year ago on 26 March 2023 03:03

Bernie would've won. A brilliant take down of neo-liberal politics.








































































0 comments, Reply to this entry

Don't Look Up review

Posted : 1 year, 9 months ago on 4 July 2022 09:10

A real pleasant surprise. Excellent cast and hard-hitting satirical remarks that make up for the somewhat "enormous" aspect of the project.


0 comments, Reply to this entry

Vale a pena falar a verdade?

Posted : 1 year, 11 months ago on 10 May 2022 08:03

Don't look Up ou Não olhe para cima, é um filme de comédia recente sobre um suposto cometa que estaria em rota de colisão com a Terra, dois cientistas que eu não lembro o nome descobrem o cometa e tentam alertar a humanidade sobre o perigo mas terminam sendo ignorados pela mídia, políticos e sociedade em geral. É um filme que retrata a decadência moral, espiritual e ética dos americanos e uau confirma apenas tudo que já sei. Retrata bem uma certa parte da classe política de forma partidária, uma pena já que tira a credibilidade do filme e o renega a uma peça de propaganda, aliás o que não é propaganda atualmente? Basicamente o filme retrata de modo cômico como a sociedade americana está dividida e inerte sobre as coisas do mundo, nos mostra como são materialistas, promíscuos, boêmios(eles são o exemplo para a América Latina) e uma tonelada de coisas que já foram ressaltadas mil vezes em outras obras como Network ou Watchmen.

O que dá um certo ar de engenho nesse filme é a abordagem mais suave sobre os temas que critica em vez de ser algo excessivamente absurdo e cômico para lembrar a cada segundo que estamos vendo uma comédia, não há piadas sacadas do nada apesar do humor ser medíocre. Medíocre ao ponto de que algumas cenas me fizeram adormecer de tão tediosas, os personagens são rasos e sabemos pouco, pouco mas suficiente para esboçar uma certa caracterização de personagem, Randham Mindy é um cientista pacífico que simplesmente tentar racionalizar o cenário ao seu redor e Kate é apenas uma descontrolada e a personagem mais desagradável do filme, não que seu personagem seja insuportável, apenas que suas cenas me causam uma certa exasperação, está constantemente gritando ou chorando, é a representação do meme SoyFace. O restante dos personagens estão aí apenas para fazer um ponto e ressaltar a mensagem da obra.

A presidente está para ressaltar o quão burros e imorais são os líderes americanos, como são usurários, estúpidos e materialistas ao ponto que um reza pelos próprios bens em pleno fim do mundo, são em grande maioria sociopatas e gente cretina, posso concordar que alguns presidentes americanos são estúpidos e até criminosos(quase todos que lembro) coisa que o filme está consciente, aliás está consciente de seu espectro político tanto que critica apenas a um lado, a direita especificamente, porque bién é Hollywood e sabemos a procedência e toda a história relacionada aos engenheiros sociais refugiados da URSS(ops!). A crítica em relação aos políticos americanos é interessante apesar de unidimensional, todavia a crítica que mais me agradou foi em relação a futilidade do qual os americanos estão submersos, ao ponto de que uma notícia séria é menos relevante que o último relacionamento de uma algum atriz random, também vejo com bons olhos essa acidez em relação aos artistas ou celebridades, retratando-os como são na vida real, gente frívola, pueril e de péssima índole, basta analisar a vida de qualquer celebridade americana que certamente notará padrões repetidos.

O filme de uma maneira engenhosa mostra que a população está completamente alienada da realidade, sobre a carência afetiva que uma geração subjugada pela tecnologia tem de enfrentar, esse tipo de mensagem é agradável porque também contradiz a mensagem de que "estamos caminhando para o progresso e o avanço" o filme mostra todo o contrário, demonstrando como as redes sociais colaboram para uma cultura de imbecilização das massas. E Plus, também critica as cadeias televisivas que tratam de forma suave temas que catastróficos, denunciando um certo eufemismo apenas para agradar a audiência e isola-los da realidade que está acontecendo, o público não quer saber de problemas, é desagradável saber que está ocorrendo guerras, pandemias, inflação ou desastres naturais no? É mais agradável assistir minhas séries e filmes bonitos e se alienar da realidade com redes sociais no? Si, é exatamente assim na vida real, não é uma crítica de outro mundo já que centenas de filmes já fizeram isso, alguns até melhores como é o caso de Rede de Intrigas.

E óbvio, o filme também critica os bilionários que destroem a natureza com suas horríveis fábricas que por sua vez criam essa cultura de consumismo extremo que serve de consolo para o profundo vazio que as pessoas sentem, essa parte do filme não é tão criativa porque os "bilionários" são um tanto unidimensionais e obedecem a esse arquétipo de "velho capitalista malvadão" que não vai além de um mero criticismo caricato e superficial. Contudo vejo como bastante útil e interessante o diálogo do empresário com Randham onde o empresário explica que possui dados de quase todas as pessoas da Terra e de como o algorítmo de sua empresa modela o gosto pessoal das pessoas e vai profundo ao ponto de prever a personalidade e até hábitos, isso não é criticismo, nem teoria da conspiração, é um fato consumado e indiscutível. Que empresas usem dos nossos dados para experimentos sociais e psicológicos Já é sabido. "O idealismo que você tem é algo fabricado pelos meus algoritmos"

Por fim o filme termina com uma mensagem bonita sobre estar com seus entes queridos... Sim, acreditei que fosse apenas um filme vazio e carente de qualquer valor artístico, o filme termina com Randham se reconciliando com sua esposa e se reunindo com os amigos e filhos em torno de um jantar onde todos se dão as mãos, o simbolismo da cena é belíssimo mas o contexto por si próprio é carente de profundidade, posso rabiscar que o autor quis representar a importância de estar com entes queridos e que no final é o que importa, ignorando as loucuras do mundo com o pensamento de que "enfrentaremos qualquer coisa unidos" no qual é em si uma boa mensagem, não que o filme desenvolva muito além. Também há uma discussão a cerca da ciência e sobre como ela é boa e é o caminho para a verdade, contudo isso não passa de falácia e a ciência empregada sem um critério moral ou ético pode ser desastroso, a bomba atômica é um exemplo.

De modo que seria Don't Look Up um bom filme? No, os temas são interessantes mas são explorados muito superficialmente e está mais que claro que o autor deixou sua posição política influenciar, como comédia é fraco mas possui algumas piadas bem colocadas que destoam do clima apocalíptico e doomer que inspira. O departamento visual é bem estranho, em especial quando usam cgi recortado que soa como um efeito visual saído de algum episódio de Chapolin, a atuação é medíocre e até meio amadora em muitos aspectos, as críticas que o filme faz são rasas mas considero-las razoavelmente corretas até certo ponto, apenas Randham possui um transfundo interessante, sendo o restante do cast personagens temáticos que carecem de motivação ou sequer caracterização e o final é de meu agrado.

5/10


0 comments, Reply to this entry

Don't Look Up review

Posted : 2 years, 3 months ago on 24 January 2022 07:18

This is an insanely powerful and life-changing film that is frighteningly relevant to reflect on today's times like the anti-science denial of the real global threat of the climate crisis in our media as well as giant corporations bribing our political leaders. It is refreshing to see such a film like this on Netflix where it legitimately criticizes many aspects of the anti-intellectual United States. Leonardo DiCaprio's outburst reminds me of Peter Finch's brilliant portrayal of Howard Beale in the film 'Network.'


0 comments, Reply to this entry

Don't Look....Shit.

Posted : 2 years, 3 months ago on 7 January 2022 07:52

Where to start? It's a movie about two intelligent people in a world of greedy, social media addicted idiots.
Nothing about the film is classic, lovable, or even remotely rewatchable... And there were a lot of good actors in it.

The best part was when Jonah Hill put a bag over Jennifer Lawrence's head and saved me from having to look at her uglyass haircut.
Holy crap, it looked like a dog chewed on her hair after she got a bad mullet buzz from her barn-loving uncle. Wtf.
You would think she would chop it and dye it after she got humiliated on social media and by the world... But no, she continued to destroy our souls with that thing on her head.

The Borat movie did a better job making fun of Trump fans.

The movie flips between the main characters getting fucked over in "hilarious" ways and then getting super sappy, so you feel sorry for them. I didn't give a shit about any of them and was quite happy that everyone died in the end.

The world sucks and everyone is an asshole... But then there's one bar... One bar where people are suddenly concerned and "are real" and want to know what's going on. Once they find out, of course they start a riot afterwards, because why not, nobody has a family to go back to at this overly concerned bar.
Everyone is going to die and you get to watch as Leonardo DiCaprio and a girl with rat-nest-hair run around trying to save it.... And fail.

That's the movie. It's not good, it's not great, it's just shit.

Waste of time.


1 comments, Reply to this entry

Don't Look Up review

Posted : 2 years, 3 months ago on 2 January 2022 07:35

Estamos antes una comedia/drama que más que exagerada es esperpéntica. Pero que mal ejecutada.


La dirección me parece contraproducente. Hace que el ritmo se sienta lento y los momentos de gags no pegan tanto.
En sí me dio gracia por momentos. Pero la mayoría de veces no daba risa.
De hecho se vuelve repitivo el hacer todo el metraje las mismas bromas referentes a lo ridículo y egoístas que son los del partido, la copia de Jeff Bezos etc.
No dudo que salvarían su culo por encima de todo. Y que le importan nada el resto de seres humanos .Pero es demasiado cansando ver el mismo chiste taaanto.

Por el contrario, los momentos de drama son habituales. Y es lo normal. Hay un jodido meteorito que nos va a matar a todos. Pero varios momentos de drama entran mal. Te sueltan unos chistes y al mismo tiempo una escena sería. No sentí que el chiste y el drama se equilibrase.


Pasando al apartado de los personajes: lo mejor de la película. Sencillamente porque te puedes identificar con ellos al tener que pasar la mayor angustia que se pueda tener en la vida. Pero man, en la vida real habrían sido silenciados,literalmente, a los pocos días para sacarse el problema mediático.

De hecho pasa algo extraño varias veces. Y es que a los coprotas les meten en coches del FBI para sacarlos de en medio pero nunca lo hacen de verdad. Siguen vivos y por ahí dando vueltas.


Volviendo con la dirección. Se me hizo pesado después de una hora o así (imagino) cuando descubrieron que tenía minerales el meteorito. Y vuelvo y repito, misma fórmula de ritmo y chistes.

Mi conclusión es que el mensaje es muy potente y bueno. Pero a parte de no dar risa lo esperpéntico y caricaturesco del film se come a si mismo su lógica y deja cosas sin sentido como el porqué apenas había gente que creyese lo que el personaje de Jennifer Lawrence dijo en el programa (siempre hay conspiradores, no me creo que sólo sean unos pocos de un grupo) , porqué fucking Rusia y China no hace nada (Rusia hace algo pero fracasa. Aun así no se sabe nada más del tema) siendo las otras potencias del planeta. Pero hablamos de la aniquilación de la vida terrestre total. No sólo China y Rusia, todas las organizaciones extranjeras se habrían puesto en contacto y con presión a EEUU.

Aquí sólo se nos muestra su punto de vista. El resto del mundo da igual. Menos de la sociedad en general a parte del de gringolandia donde casi nadie piensa que que todo pueda ser cierto.

Francamente una pena que no sea mejor.


0 comments, Reply to this entry

An average movie

Posted : 2 years, 3 months ago on 29 December 2021 07:49

This movie was easily one of the most awaited movies to come out this year on Netflix so I was really eager to check it out, even if it didn’t receive some stellar reviews after all. Well, unfortunately, it wasn’t really good and, in my opinion, it did show once again how much Adam McKay’s recent output has been rather over praised. I mean, I have to admit it, the concept did have some potential and Leonardo DiCaprio and Jennifer Lawrence were both at the top of their game as they both delivered some really strong performances. However, the first issue was that all the other characters were never really interesting or entertaining and there was a bunch of them. Furthermore, the concept turned out to be rather clunky after all. Indeed, the beginning scenes were pretty much pitch-perfect up until they had to go to the White House for the first time. Indeed, DiCaprio and Lawrence were doing an incredible balancing act between the comedy and the drama involving their terrible burden. However, all the people working in the White House turned out to be some incompetent annoying and sometimes rather weird fools which turned out to be some kind of virus infecting all the characters in this movie but, in contrary to what McKay might have thought, it didn’t make them funny. There was also the issue that we are currently living in a worldwide pandemic which outcome has become rather uncertain and, even more dramatic, the current global warming is already catastrophic and might result in our extinction if we don’t act quickly and properly so to make some gross jokes about the end of the world, at this juncture, was actually more depressing than really entertaining. Finally, the damned thing was just so pretentious. Anyway, to conclude, in spite of its flaws, I guess it was still a decent watch but, considering the talented people involved , it should have been much better than that though.


0 comments, Reply to this entry

Don't Look Up review

Posted : 2 years, 3 months ago on 27 December 2021 11:58

(Nx) McKay is good in hight tones and here has variation on a classic story (the comet smashing ig not deviated and in fact not deviated on time for Mark Rylance (great supporting composition) purposes...


0 comments, Reply to this entry