Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
353 Views No comments
0
vote

Review of Battlestar Galactica

Add header image

Choose file... or enter url:
The Son Also Rises (autoria de Paulo Fiaes)
Existe alguma coisa pior do que a morte? Talvez sim. Os dias seguintes, por exemplo. Aprender a conviver sem aquela pessoa talvez seja pior do que vê-la morrer. O mais irritante disso é que o tempo, as pessoas ao seu redor, enfim, todas as atividades não param. A vida simplesmente continua, como se não tivesse ocorrido nenhuma morte, como se as coisas estivessem iguais ao que eram antes, mas parece que apenas nós sabemos que elas não são.

Essa foi a dificuldade que Lee Adama passou. Ele pensava que estava lidando bem com aquela situação, mas o fato dele não conseguir colocar a foto de Starbuck na parede mostra o quanto está sendo difícil para ele aceitar. Como Lampkin disse, Lee já teve muitas perdas, na verdade todos na tripulação tiveram, mas falando especialmente de Lee, ele viu cada pessoa que ele ama morrer. Sua mãe, seu irmão, Kara, todas as pessoas que tinham importância na vida dele se foram. Ele procura entender o porque disso, onde está a justiça? Nessas horas procuramos entender a vida, o sentido dela, o porque das coisas acontecerem sem explicação. Pessoas como Kara morrem, pessoas como Baltar ajudam os inimigos. Todas essas coisas não fazem sentido, mas é necessário encontrar algum caminho para seguir em frente. Ou então ceder, como Lampkin disse mais uma vez e passar meses na cama chorando pela perda de um amor. Qualquer um dos caminhos que escolhamos, não será fácil. A vida não é fácil de ser entendida. Porém o quanto antes percebamos que tudo que perdemos de valor fez nos sentirmos vivos, então devemos procurar por isso novamente, mais do que nunca devemos olhar para dentro e fazer o certo, o que acreditamos que deve ser feito e o que pode nos trazer algumas respostas que tanto procuramos.

E alem de toda essa situação, Lee tem uma relação conturbada com seu pai. É evidente que pai e filho se respeitam, mas um não pensa igual ao outro. Adama é um militar, sua vida foi servindo a sua nação e ele já esteve muito tempo em guerra, e ele sabe que numa guerra, devemos nos recuperar o mais rápido possível das perdas que acontecem. Porém, cada pessoa tem o seu ponto de vista, e isso não quer dizer que uma esteja errada e a outra certa. Na verdade, o certo e o errado mudam de pessoa pra pessoa. O avô de Lee achava certo defender os criminosos, pois assim, segundo Lampkin, ele entendia mais sobre a natureza humana, assim ele tinha algumas respostas sobre a vida. O comandante Adama sempre tentou fazer com que Lee pensasse da forma dele, e assim ele afasta o filho dele. Nós ainda não sabemos o porque de Lee querer defender Baltar, mas sabemos que ele está cansado de seu pai tentar direcionar a sua vida. Ele quer cometer seus erros e seus acertos. Cada pessoa age de uma forma em uma determinada situação, e Lee encontrou a forma dele de seguir em frente.

E o advogado de Baltar, Lampkin, manipulou todos ao seu redor. O próprio Gaius, a cylon, a presidente, o comandante Adama, e principalmente Lee. A pergunta que fica é porque ele quis tanto Lee ao seu lado, tendo em vista, que nem advogado Lee é. Será que realmente o fato de sair da sombra do pai vai ser decisivo para o julgamento? A propósito, o que as diferenças entre Lee e o comandante tem a ver com o julgamento, como isto pode ser útil? Ainda é cedo para falar de Lampkin, apenas que ele é imprevisível e que, pelo visto, todo passo dele é calculado. Vamos ver até onde ele conseguirá manipular as pessoas, e até onde isso será bom para o julgamento.

E como já era previsto, o julgamento de Baltar vai mexer com todos. Kelly não achava justo ele ter um julgamento - se é culpado, então matem-no. Simples assim. Porém, por pior que seja a pessoa, ela merece uma chance de se defender. E até aqui, o que eu sei de Baltar, é que ele sempre foi e sempre será uma pessoa egoísta. Ao ponto de escrever um livro apenas para ter pessoas ao seu lado, ou pedir para seu advogado manipular uma testemunha, para que ele não seja condenado. Mas ser egoísta é motivo para ser executado?

No próximo episódio começa o julgamento, quando esse dia chegar irei abordar mais sobre o crime de Baltar. E só para adiantar o que irei escrever, se eu pudesse decidir entre inocentar ou culpar Gaius, eu o inocentaria. Tendo em vista que ele está sendo julgado por ajudar os cylons na ocupação de Nova Caprica, mas o que ele poderia fazer? Ficar bebendo e usando drogas foi errado, eu sei. Mas ele não tinha muitas escolhas, era ficar parado ou morrer. A pergunta que fica é, vai mudar alguma coisa com a condenação de Gaius Baltar? Queria saber de vocês, inocente ou culpado? Qual o veredicto?

Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
10 years ago on 7 September 2007 16:45




Post comment


Insert image

drop image here
(or click)
or enter URL:
 link image?  square?

Insert video

Format block