Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
462 Views No comments
0
vote

Review of Battlestar Galactica

Add header image

Choose file... or enter url:
MAelstrom (autoria de Paulo Fiaes)
Kara “Starbuck” Thrace está morta.

Não havia outra maneira de começar escrevendo essa review. Um grande sentimento de perda com uma enorme interrogação passa pela minha cabeça constantemente. O que foi que aconteceu?

Tenho noção que, no papel, o comandante Adama e a presidente Roslin são os principais astros da série mas, na prática, era de Kara e Lee as melhores histórias. O bom de Battlestar Galactica é que qualquer personagem que saia da série fará falta, foi assim com Billy, Kat e com outros personagens. Mas têm aqueles que de certa forma temos certeza que ficarão até o fim, cylons ou não. Kara era uma dessas personagens, era impossível imaginar que um dia ela sairia, mas tudo indica que este dia chegou.

Então resta entender a morte dela. Para algumas pessoas, o episódio foi fraco neste sentido, esperavam vê-la morrendo em combate, salvando a vida de Lee ou da tripulação, mas ela morreu da maneira mais honrosa que poderia ser, superando seus medos. Todas as pessoas procuram respostas em algum momento de suas vidas. Seja se tornando adepto de alguma religião, consultando os astros ou fazendo terapia. Todos têm essa vontade de descobrir porque somos da maneira que somos. Aliado a isso, tem a voz do nosso coração dizendo pra fazer determinadas coisas. Muitas vezes não sabemos porque queremos fazer isto, mas o nosso coração bate mais forte sempre que entramos no caminho certo. É nessas horas que começo a entender a fé de uma pessoa. Mesmo quando não sabemos o porque de fazermos o que fazemos, temos noção que estamos certos em relação ao nosso destino.

Kara tinha tudo isso, ela foi levada a crer desde criança que o destino dela era especial, que ela era diferente de outras crianças. A vidente disse a Kara para não confundir o mensageiro com a mensagem. E isso era tudo que ela queria descobrir. Que mensagem é essa? Porque ela fez aquele desenho? É até irônico que a mais valente de todos, no final, era a que tinha mais medo. Mas nada como o tempo, um dia que poderia ser igual a qualquer outro, iremos olhar para dentro e finalmente tomar a coragem para dar o passo seguinte. Por isso Kara morreu de forma honrosa (se é que ela morreu de fato), ela finalmente deu o passo seguinte. Foi atrás do seu destino.

Há muitas hipóteses envolvidas nisso, pessoas e mais pessoas nos trazem inúmeras possibilidades, desde a mitologia grega até a Bíblia. Todos estão tentando entender a morte de Starbuck. Aquela Luz branca é a mesma Luz que D’ana viu quando descobriu os cinco cylons? O que essa luz significa? Temos que levar em conta o fato de Kara poder ser uma cylon ou que, de uma maneira difícil de ser explicada, ela está viva e conseguiu passar pela nebulosa. Não acredito que a morte dela seja esquecida, ainda teremos muitos assuntos relacionados a isso. Mas se a série quiser trazê-la de volta, corre um grande risco de fazer besteira, caso não saiba como fazer.

Este episódio foi praticamente inteiro de Starbuck, mas existem algumas coisas que podemos destacar. Primeiro a relação Lee e Kara. Este sentimento sempre foi mais do que carnal. Quando todos achavam que Kara estava enlouquecendo, Lee foi o único a confiar nela. Talvez ele se culpe agora pelo o que aconteceu, mas se não fosse hoje seria outro dia. Ele sabia que se Kara desistisse de voar, ela se entregaria ao medo. E tudo que ele queria é que ela superasse o medo, confiasse nele, ou melhor, voltasse a confiar nela própria. Lee não sabe, mas ele conseguiu o que queria quando fez com que Kara voltasse a voar.

Outra coisa que deve ser destacada é quando Helo fala que Hera está tendo pesadelos. Vale destacar que foi a mesma coisa que estava acontecendo com Kara, isso pode ser algum sinal?? Porque a mãe de Kara insistia que ela era especial? Lógico que todos os pais querem que seus filhos sejam os melhores, mas em se tratando de Battlestar Galactica alguma coisa a mais pode ter acontecido na primeira guerra entre humanos e cylons. Lembre-se que a mãe de Kara esteve nessa guerra. E ela sempre acreditou que a sua filha tinha um destino. O problema que ela nunca deixou claro que destino era esse. Kara morreu enfrentando ela mesma, talvez não fosse isso que a mãe dela imaginava. Mas esse é o único destino certo para todos nós, a morte. A não ser que Kara seja um cylon, ou filha de um cylon. Como disse acima, a morte de Starbuck não foi em vão e há muitas coisas que ainda precisam ser ditas.

Por fim, o choro de Adama, Kara sempre foi a filha que ele não teve. Até porque os dois filhos dele eram apaixonados por ela. Acredito que fosse realmente difícil a Adama imaginar a morte dela, que já passou por inúmeras situações com os cylons e sempre sobreviveu. O psicológico dela também já esteve abalado outras vezes, mas ela sempre dava a volta por cima. E agora morreu por nada? Isso nos faz ver que a vida sempre foi e sempre será imprevisível. Até os mais bravos dos guerreiros podem tombar sozinhos, sem razão alguma. Apenas porque já cumpriram o seu destino, ou então para que suas mortes sirvam para mudar o destino de todos. E seja qual for o motivo da morte de Starbuck, isso com certeza irá abalar a todos. Resta saber se será de uma forma positiva ou negativa. E até quando eles agüentarão estas perdas de guerra?

Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
10 years ago on 7 September 2007 16:44




Post comment


Insert image

drop image here
(or click)
or enter URL:
 link image?  square?

Insert video

Format block