Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
Listal logo
425 Views No comments
0
vote

Rapture

Add header image

Choose file... or enter url:
Rapture
Graças aos deuses, chegou e passou mais um final de semana, e junto com ele o décimo segundo episódio, agora faltam 8 episódios, 2 meses, para o final da terceira temporada, e nesse episódio finalmente soubemos o que aconteceu após a loucura de D’Anna de descer ao Planeta Alga, e de Adama apontando as ogivas para o planeta..
Então sei mais delongas vamos ao review de hoje, vou tentar ser mais objetivo novamente, afinal o episódio teve muitas cenas de ação, é mais ou menos como o Exodus 2, quem viu se deliciou com as cenas de ação, quem não viu não vai aproveitar em nada o review com as descrições delas, portanto tentarei ser menos descritivo mais uma vez. Só um comentário à série chega à marca histórica de 50 episódios.

Galactica

Adama estava realmente blefando, ele não vai adiante com os planos de explodir o planeta, assim essa missão fica a quem está nele, detonando as bombas ao redor do Templo. Ficou meio claro que Adama não ia explodir o próprio filho, ainda mais tendo um plano B no Planeta, e também porque tinham outras pessoas importantes pra Adama no solo. Mas claro que também pesou e muito o fato dos Raiders terem sido mandados de volta. Mas acho que mesmo assim Adama ia acabar não explodindo o Planeta.
Helo e Athena resolvem salvar sua filha na Basestar, o plano é obvio, Athena morre, faz o download, pega sua filha e volta para a Galactica, à forma que isso transcorreu que foi demais.
Ela pede pra Helo atirar nela, ao invés dela atirar nela mesma:
“Eu imploro pra você fazer isso, encontre a coragem para fazer isso por nós dois”.
Comovente a cylon sofrendo o tiro na barriga e caindo nos braços de Helo.
Adama ficou ressabiado com o plano de salvar Hera, pois Athena ao fazer o download poderia ser torturada pra passar informações da frota, Roslin resolve dar bronca em Helo também, obvio que Helo se descontrola e fala umas verdades para presidente, a cena é tensa, e o sangue de Athena estampado nas paredes da o tom.
Roslin pelo menos assume seu erro, e a vida de todos ficou mais uma vez na mão da Athena, mas como ela já salvou a Galactica tantas vezes quanto o Jack Bauer salvou os Estados Unidos nada aconteceu com a frota.
Athena faz o download e com a ajuda de Caprica mata Boomer e consegue voltar com Hera a Galactica, eu jamais esperaria a Caprica ajudando a Athena, por mais que ela seja uma das mais humanas na Basestar, ela estaria se prejudicando muito como vimos no final do episódio ela sobre a mira de armas ao chegar à Galactica sendo levada presa, nessa hora ela tem que agradecer por não ter mais a Almirante Cain.
Mesmo sabendo que seria presa pela frota, Caprica ficou do lado de Athena, ou seria melhor dizer do lado de Hera?
O sol começa a se tornar uma supernova, a Galactica prepara uma missão de resgate para os que estão em solo e salta para longe do sistema solar antes da explosão.
Tyrol, Adama, Roslin, Gaeta e Helo se reúnem e descobrem que o desenho nas paredes e no chão do Templo era uma representação da supernova, e descobrem que a décima terceira viu uma supernova na época da construção do Templo, sendo assim a localização da supernova da época do êxodo da décima terceira tribo, o próximo indicativo para busca da Terra.
Bizarro Kara ter desenhado na parede de seu apartamento o mesmo desenho, que representava a supernova, das paredes do Templo, a loira se lembra da ‘profecia’ proferida por Leoben, de que ela tinha um destino, e que ele já está definido.

Basestar

Adama ameaça explodir o Planeta, vemos uma votação pedindo o retorno de D’Anna, até o Cavil votou pela volta, porém a número Três segue adiante com o plano, desrespeitando a estrutura horizontalizada de decisões dos cylons, pela primeira vez.
Alguém mais achou absurdo o que a D’Anna fez? Afinal foi totalmente antidemocrática, contrariando os preceitos da sua raça. Todos os outros modelos cylons pareciam visivelmente irritados com a decisão de D’Anna, e não importava mais se Adama ia ou não atirar, o fato dela ter decidido sozinha foi cabal para ela ser encaixotada. Ninguém gosta de um(a) déspota.
A cena de Cavil contando do encaixotamento para D'Anna é demais, ela falando que faria tudo de novo, enquanto ele questiona essa crença dela de que estar em uma jornada messiânica para iluminar os cylons, razão versos religião.
É pra quem não viu é isso mesmo, D’Anna foi encaixotada ao final do episódio, mas não somente D’Anna, mas sim todas as modelos número Três, esse conceito de ‘encaixotada’ já tinha sido mostrado anteriormente no episódio Download. Com certeza a personagem e a atriz Lucy Lawless vão fazer falta. Mas por conta de esquisitices como ficar se matando para ver os cinco finais, passar por cima das decisões dos outros cylons, ficar extremamente amiga de Baltar, os cylons começaram a vê-la com outros olhos, e ela acabou sendo limada da sociedade cylon.
Athena acorda do download, e Caprica está a seu lado, a cylon pede pra ver sua filha, a menina está piorando da doença, Caprica pergunta e depois de ver a filha o que Athena vai fazer, e ela diz que os humanos a traíram, e que tanto Hera quanto ela estão mais seguras na Basestar, bom eu não sei se alguém durante o episódio realmente caiu nessa, mas eu tinha certeza que Shanon Agathon estava falando isso só pra conseguir ver a menina e mesmo com a traição de Roslin ela ia se manter firme a Adama, agora se Adama soubesse da farsa da morte não sei se Athena reagiria igual.
Lindo também foi ver que Hera reconheceu a mãe, mesmo ela sendo igual às outras cylons modelo número oito, Boomer se correu de inveja. E Boomer diz ter mudado após Nova Caprica, ela acha que humanos e cylons não devem permanecer juntos, e diz não se importar mais com Adama nem com Tyrol e nem mesmo com Hera, pelo menos foi bom ver que alguém tirou lições da situação em Nova Caprica. Nesse bate boca é o momento que Caprica decide ajudar Athena e vai contra Boomer.

Batalha do Planeta Alga

Maravilhosa a cena entre Apollo e Anders, em que Sam fala que se Kara morrer ele vai matar Apollo, Lee sem brincar responde:
“Se ela morrer, eu deixo”.
Então Lee resolve salvar Kara. E ele pede pra sua mulher fazer isso por ele. Alguém mais se comoveu com o Apollo pedindo pra Dee salvar a Starbuck? Nossa que situação inusitada, mas Dee realmente era a melhor opção de resgatar Kara, me pergunto se muitas mulheres na situação dela fariam à mesma coisa, vendo Veronica Mars, que faz a dobradinha com Battlestar Galactica aos sábados e mostra bastante o universo das ‘bitches’ sabemos que muitas não fariam nada mesmo.
Mas arriscar a vida da sua mulher pra salvar a vida da amante só o filho do Adama mesmo, queria ver se ele ainda tivesse gordo se a Dualla ia fazer isso, ou mesmo se a Kara ia querer ficar com ele. Mas Dualla executa a missão e obtêm sucesso, salvando a Starbuck. Por sinal a cena da Starbuck com as mãos queimadas e da Dee tendo que pilotar o Raptor por causa disso foi interessante.
O Dialogo entre Dee e Kara é demais, primeiro a loira pergunta:
"Lee te mandou?"
"Sim. Meu marido... ordenou-me arriscar a minha vida pela sua. É o que vou fazer. Vou trazer Starbuck de volta para Apollo".
Anders e Lee fazem os planos para deter os cylons em um declive entre as montanhas, e assim começa pra valer a batalha do Planeta alga, engraçado foi enquanto eles defendiam suas posições, militares de um lado do abismo e civis do outro lado, um desconfiando do outro, porém Lee confiando nos civis e Anders confiando nos militares, ou devo dizer Lee confiando em Anders e Anders confiando em Lee?
Os cylons aparecem, e caem no plano de Lee. O tiroteio e as explosões que se seguem são espetaculares, angustiantes, essas cenas de tiro entre cylon e humanos são sempre muito boas, afinal os humanos sempre levam desvantagem e nos ficamos torcendo por eles enquanto roemos as unhas. Morre um dos civis no tiroteio.
Tudo isso para dar tempo para Chief Tyrol descobrir o olho de Júpiter no Templo, porém como vimos no final do episódio o Olho de Júpiter era a Supernova. Então como Galen não descobre isso e os cylons avançam Lee manda Tyrol destruir o Templo. Nesse momento chega Baltar, Cavil e D’Anna. Eles descobrem a bomba e desarmam ela. Aqui o episódio chega ao ápice, a supernova começa a acontecer, o teto do Templo recebe luminosidade intensa, e um desenho da supernova no chão se ilumina, D’Anna entra nele, e finalmente vê o rosto dos cinco finais, agora quem são infelizmente não sabemos, pois a cylon tem um colapso antes de poder contar algo pra Baltar e pra gente também e morre e como já disse a cylon é encaixotada. Baltar é capturado e levado a Galactica. A frase de Tyrol ao prender Baltar é ótima:
“Bem vindo ao lar, senhor presidente”.
Agora para quem D’Anna falou a frase:
“Perdoe-me eu não fazia a menor idéia”.
Quem D’Anna fez mal até agora para pedir perdão? Eu desconfio de Kat, pois quando D’Anna estava na Galactica ela expôs o problema com estimulantes da piloto o que causou grandes problemas a mesma. E antes de morrer ela ainda diz para Baltar:
“Você estava certo.”
Certo sobre o que? Não sabemos. E assim encerra o episódio e eu encerro meu review. Até semana que vem se os Deuses quiserem.

Curiosidades do episódio

_ As armas utilizadas no episódio tinha uma espécie de esfera de areia, para simular o impacto de balas de verdade.
_ 41,401 sobreviventes, um a menos que no episódio anterior.
_ As cenas do Planeta Alga, em Kamloops, foram rodadas ali devido à peculiaridade geológica da região, além de ser próximo de Vancouver, aonde a série é rodada.
_ Este episódio marca o retorno da série após o hiato na véspera de Natal, agora imagina esperar mais de um mês pra ver o episódio depois do “continua” no episódio anterior?
_ De acordo com podcast de Ronald Moore, a imagem no apartamento de Kara foi um símbolo que a atriz resolveu pintar antes desse episódio.
_ A arte-final do olho de Júpiter e o desenho de Starbuck carregam algumas diferenças com a Nebulosa, a ordem das cores do centro à borda é diferente: azul, branco e vermelho para imagens verdadeiras da cor da nebulosa real; azul, vermelho e amarelo para o olho. A nebulosa real é também um bocado mais oval na aparência enquanto o olho é quase circular.
_ A conversação de Três com Cavil no fim do episódio revela que os cylons humanóides não sabem quem os programaram e nem mesmo o por que.
Avatar
Added by Lucas Gandalf Leal
10 years ago on 7 September 2007 16:40




Post comment


Insert image

drop image here
(or click)
or enter URL:
 link image?  square?

Insert video

Format block