Join Listal here 
Existing members 
Login here 
Join Listal to create lists, share images, get recommendations and much more
Review of 1984
2
321 Views No comments

Na sala 101, todos têm seus limites.

Choose file... or enter url:
A trama se passa em Londres, cidade principal da Pista N°1, sob o regime totalitário do Grande Irmão (Big Brother) e sua ideologia Ingsoc. Conta a história de Winston Smith, que trabalha no serviço de rectificação de notícias já publicadas. Ele comela a interessar-se pela sua colega de trabalho Julia, porém ele encontra-se num ambiente em que sexo, senão para procriação, é considerado crime. Ao mesmo tempo conhece O'Brien, um burocrata do círculo interno do governo do governo, que tenta fazer com que Winston não abandone a fé no Grande Irmão.

Lendo assim, pode parecer ser uma sociedade fictícia, mas não é. De fato, Mil Novecentos e Oitenta e Quatro é uma metáfora sobre o poder e as sociedades modernas. Se pararmos para analisar, vivemos em uma sociedade que manipula, exatamente como a de 1984, não existem teletelas como as do romance em nossas casas, mas, existe a televisão, e o que vemos nela: As informações passadas são as que convem passar, nem sempre é a realidade. Para o governo somos apenas números, e através desses números é possível saber tudo sobre nossas vidas.

No Livro, Orwell expõe uma teoria da guerra. Segundo ele, o objetivo da guerra não é vencer o inimigo, nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas, impedindo assim, que os pobres se tornem uma ameaça aos poderosos.

Na verdade, o grande susto em ler 1984 não foi a visão de uma sociedade terrivelmente aprisionada, mas sim, a descrição da sociedade em que vivemos atualmente. Com formas de dominação diferentes, talvez mais sutis, todavia o livro é um tapa na cara de quem o lê.
Avatar
Added by a n a : 4 years ago
on 18 January 2010 19:10

People who voted for this also voted for





Login or Signup to post a comment