Explore
 Lists  Reviews  Images  Update feed
Categories
MoviesTV ShowsMusicBooksGamesDVDs/Blu-RayPeopleArt & DesignPlacesWeb TV & PodcastsToys & CollectiblesComic Book SeriesBeautyAnimals   View more categories »
37 Views No comments
0
vote

Excelente

Add header image

Choose file... or enter url:
Foi um livro que me surpreendeu. Ao começar a lê-lo, acreditava se tratar de um livro inocente. Na verdade, essa crença foi até a primeira parte do livro. Aqui vemos a história de Zezé, segundo filho mais novo de uma família numerosa e muito pobre. Ao se mudarem de casa, Zezé adota um pé de Laranja Lima como seu amigo e confidente (apesar de a ideia não ter lhe agradado muito, inicialmente), a quem decide chamar de Minguinho, ou Xururuca, nos momentos em que lhe quer bem. Zezé é um garoto 5 anos (6, quando de mentirinha), precoce, aprende rápido, sensível, carente, imaginativo... Mas é um menino "peralta", arteiro e, portanto, leva muitas surras em casa. O seu refúgio é o seu mundo de imaginação com Buck Jones e Fred Thompson, contando todas as suas aventuras a Minguinho e tendo seu irmãzinho, Luís, o reizinho, como participante das suas aventuras. Uma surpresa ocorre quando encontra naquele que seria o seu grande inimigo uma forte amizade (que é mantida em segredo, a pedido de Zezé). Seu Manuel Valadares, o Portuga, acaba sendo como que um segundo pai para ele, proporcionando-lhe todo o carinho que não recebia em casa. A vida, porém, lhe ensina as coisas cedo demais. Zezé logo perde sua infância, descobre o significado da dor da perda, da saudade... Após passar um período de depressão, ele encontra apoio em sua irmã favorita, Godóia (apelido de Glória), a única que sempre lhe tratava bem.
Um livro com uma narrativa simples, mas tocante, sobre um menino carente de atenção que procura carinho até mesmo nas coisas mais simples, satisfazendo-se no seu mundo de imaginação e amizades secretas.

9/10
Avatar
Added by kapriscila
5 years ago on 3 August 2011 04:21



Post comment


Insert image

drop image here
(or click)
or enter URL:
 link image?  square?

Insert video

Format block