Join Listal here 
Existing members 
Login here 
Join Listal to create lists, share images, get recommendations and much more
Avatar
Added by isa ♥ nusch

on 16 Dec 2008 11:03

 
6
550 Views   No comments

"do mal"

Sort by: Showing 5 items
Average listal rating (7 ratings) 8.3  IMDB Rating
1. Louis-Ferdinand Celine
O escritor francês (e também médico) Louis-Ferdinand Céline, teve seus panfletos anti-semitas "Bagatelles pour un Massacre", "École des Cadavres" e "Beaux Draps" publicados entre 1937 e 1941. Assinados com seu nome civil, Louis-Ferdinand Destouches, eles marcaram a reputação do escritor por toda sua carreira. Os escritos, que denunciavam uma suposta conspiração judaica internacional, foram reproduzidos durante toda a ocupação nazista em Paris. Sartre acusou Céline de ter colaborado diretamente com os nazistas, o que Céline negava, embora tenha extraído a epígrafe de seu livro A Náusea, da obra do autor.

Em 1944, dias depois do desembarque dos Aliados na Normandia, Céline deixou Paris ameaçado de morte pela Resistência. Exilou-se na Dinamarca em 1945, com a ajuda de um ex-oficial da SS seu amigo. Em 1951 foi anistiado e voltou à França, onde morreu em 1961.

Céline escreveu o romance Viagem ao Fim da Noite (1932), tido como uma obra-prima, de Castelo em Castelo (1957), entre outros.

Average listal rating (9 ratings) 8.9  IMDB Rating
2. Ezra Pound
O americano Ezra Pound foi tão conhecido como um grande nome do modernismo, influência de poetas como T.S. Eliot e os brasileiros irmãos Campos, como por sua filiação ao fascismo de Mussolini. Ele ajudou a disseminá-lo em propagandas radiofônicas em inglês na Itália, onde morou por 20 anos, tendo passado antes por Londres e Paris.
Sua obra prima, Os Cantos, foi iniciada em 1919. Sua idéia era escrever um épico monumental, inspirado na Odisséia de Homero e na Divina Comédia, de Dante. Seu êxito no âmbito da linguagem inclui, no entanto, passagens anti-semitas e fascistas na obra. Seu projeto de renovação da linguagem influenciou escritores como Joyce, Yeats e William Carlos Williams.

Em 1945, Pound foi preso pelos norte-americanos e levado para os Estados Unidos para ser julgado. Apenas 13 anos mais tarde, depois de passar por manicômios (ficou 12 anos internado no Saint Elizabeth's Hospital para criminosos doentes mentais, considerado portador de demência) colapsos nervosos e uma amnésia parcial, a acusação foi retirada e Pound retornou à Itália, onde voltaria a viver com sua filha e trabalharia nos Cantos até sua morte.

Average listal rating (28 ratings) 7  IMDB Rating
3. Leni Riefenstahl
Queridinha do ditador Adolf Hitler, Leni foi uma destacada atriz e bailarina nos anos 1920. Os filmes por ela estrelados glorificavam o vigor físico da prática do montanhismo (eram comuns as externas na neve com pouca roupa), a beleza do corpo e da natureza, simbologias que depois seriam intensamente utilizadas pelo ideário nazista. Riefenstahl dirigiu seu primeiro filme em 1932 e, em 1934, foi convidada por Hitler para dirigir "O Triunfo da Vontade", documentário sobre o Congresso do Partido Nazista realizado em Nuremberg. Ela ainda dirigiria em 1936 um documentário para o III Reich, sobre as Olimpíadas de Berlim. O filme, que pretendia glorificar a superioridade da raça ariana em seu registro, acabou se deparando com a vitória do negro norte-americano Jack Owens. Apesar da ideologia duvidosa, até hoje suas inovações técnicas e estéticas têm ecos em coberturas esportivas televisivas.

Leni Riefenstahl foi afastada das atividades cinematográficas em 1945, quando foi presa, considerada participante do regime nazista. Libertada em 1948, sua imagem nunca deixou de ser desligada da colaboração com o nazismo. A diretora chegou a produzir documentários fotográficos sobre a vida selvagem na África e, com mais de 90 anos, ainda trabalhava como fotógrafa submarina ao lado do marido. Faleceu em 2003

Average listal rating (9 ratings) 6.2  IMDB Rating
4. Günter Grass
Prêmio Nobel de literatura em 1999, Grass surpreendeu a opinião pública mundial quando revelou seu envolvimento com o regime nazista. Aos 15 anos, o escritor se apresentou como voluntário à tropa de submarinos do Terceiro Reich - embora não tenha sido recrutado. Aos 17, seguiu para Dresden, enviado como integrante da tropa de elite nazista Waffen-SS, grupo independente das Forças Armadas que atuou no Holocausto. A revelação trazia novas cores à versão até então conhecida oficial, - a de que Grass teria sido recrutado como auxiliar da artilharia antiaérea e, posteriormente, teria servido como soldado, tendo sido ferido e capturado por tropas americanas, libertado apenas em 1946. Apesar da confissão, Grass garante jamais ter dado um tiro.

O episódio, no entanto, foi um choque para os que o tinham como um dos arautos da consciência histórica alemã. Afinal, Grass era conhecido por acusar todas as hipocrisias relacionadas à memória do nazismo em suas obras. Seu livro mais famoso, O Tambor (1959), é uma crítica contundente da desagregação e individualismo que tomam as pessoas em regimes totalitários.

Average listal rating (54 ratings) 8.3  IMDB Rating
5. Milan Kundera
O autor tcheco ficou famoso por retratar a relação tragicômica entre a existência privada e as relações sociais, com o pano de fundo histórico da invasão russa à Tchecoslováquia e a tensão política que pairava na Praga de 1968 em A Insustentável leveza do ser (1984, adaptado para o cinema em 1987). E, por isso mesmo, a surpresa entre seus leitores quando foi acusado, em meados de outubro, de colaborar com a polícia secreta comunista de Praga.

Um relatório descoberto pelo historiador Adam Hradilek, datado de 1950 e divulgado por uma organização chamada Instituto para o Estudo de Regimes Totalitários teria encontrado o nome do futuro escritor, então com 21 anos incompletos, como o informante que revelou o paradeiro de Miroslav Dvoracek, fugido da Checoslováquia em 1948 (leia o artigo em inglês da revista Respekt). Dvoracek, voltara para Praga para uma missão secreta de espionagem e, capturado, passou 14 anos nas prisões comunistas, em trabalhos forçados em minas de urânio.

Kundera chegou a fazer parte do PC tcheco, embora tenha rompido com o partido nos anos 1970. Nessa segunda-feira, 3 de novembro, onze escritores de renome internacional, entre

eles quatro premiados com o Nobel, divulgaram um documento em Paris no qual saem em defesa do escritor. Eles acusam os argumentos de suspeitos, afirmando ser essa uma campanha contra a honra do colega.

O recluso Kundera, que vive em Paris desde 1975, na ocasião da acusação veio a público para negá-la imediatamente. "A memória não me enganou. Não colaborei com a polícia secreta", disse.
isa ♥ nusch 's rating:


 

Artistas são seres humanos e, seres humanos, são falíveis. Uns, no entanto, mais do que outros. Alguns deles, apesar de seu extraordinário talento, se filiaram a ideologias controversas em determinado momento de suas vidas. E pagaram, muitas vezes virando nomes-tabus e mal vistos, com a marca dessa filiação.
Com a descoberta de arquivos e sua divulgação pela internet nos últimos anos, acusações têm vindo à tona. Artistas com o passado até então intocado vêm a público responder por seu envolvimento com regimes totalitários no passado. Veja a seguir alguns que responderam às acusações e outros cujos nomes são hoje automaticamente associados a regimes como o fascismo e o nazismo.

Revista BRAVO

Added to




Related lists

Cinema Novo
8 item list by isa ♥ nusch
7 votes 4 comments
El mal Nunca duerme
31 item list by arkkangabriel
2 votes
As melhores apresentações do JT
4 item list by Silvia
MAL site's Top Rated
9 item list by ran88dom99
3 votes
O autismo no cinema
10 item list by Tati Lopatiuk
21 votes 6 comments
Who Tagged "I Would Do Him"?! ಠ_ಠ
13 item list by Langley
10 votes 3 comments
Do you like me in my dress?
3424 item list by pinkeltje
32 votes 1 comment
Movies That Are Secretly Loved.
17 item list by TeamDaiGurren
35 votes 8 comments
Noitão 2010
46 item list by tatig
2 votes 1 comment
When guys wear eyeliner.
14 item list by Lee
9 votes 2 comments

View more top voted lists
Join listal and create your own lists and much more

People who voted for this also voted for

Hobbies & Talents
Fitinha da semana
Anime
Bundinha
Working On
Fav Anime Music Videos
The best of MTV animation
My Personal X-Box 360 Collection
My most owned authors
Like a boss
T A U R U S ♉
água com açucar


More lists from isa ♥ nusch

80's Brasil!
my top 5 (+ 1) favorite animated movies
books that became movies for the Oscar 2011
Os 15 melhores filmes de animação
Nerd Books
Books Read In 2011




Login or Signup to post a comment