List added by Vítor on 9 March 2009 01:00
Bravo! 100 Filmes Essenciais |
Views : 1697 Comments : 9
|
CIDADÃO KANE Orson Welles "Inventividade formal e narrativa são as chaves que fizeram o filme ocupar o lugar divino no céu da cinefilia" Vítor's rating:
O PODEROSO CHEFÃO Francis Ford Coppola "Saga de família no mundo do crime consolida marca autoral na Hollywood dos anos 1970" Vítor's rating:
SINDICATO DE LADRÕES Elia Kazan "Performance do protagonista transformou-se em modelo nas aulas de interpretação" Vítor's rating:
UM CORPO QUE CAI Alfred Hitchcock "Trama evolui para se tornar um tratado a respeito da imagem e da sedução que ela exerce sobre o espectador" Vítor's rating:
CASABLANCA Michael Curtiz "História de amor em tempos de guerra é um dos títulos mais cultuados de todos os tempos" Vítor's rating:
8 1/2 Federico Fellini "Crise criativa conduz artista a romper amarras e a se lançar numa viagem estética sem bússola" Vítor's rating:
LAWRENCE DA ARÁBIA David Lean "Épico ambientado no deserto explora, na forma de espetáculo, os limites do indivíduo alçado à estatura de herói" Vítor's rating:
A REGRA DO JOGO Jean Renoir "'Drama alegre' traz modernização no modo de narrar a influencia a geração que criou a Nouvelle Vague" Vítor's rating:
O ENCOURAÇADO POTEMKIN Sergei Eisenstein "Criador propôs reinvenção da linguagem, por meio da montagem, para transmitir valores revolucionários" Vítor's rating:
RASTROS DE ÓDIO John Ford "A tragédia do homem branco no oeste selvagem norte-americano é traduzida em imagens memoráveis do emblemático Ethan feito por John Wayne" Vítor's rating:
CANTANDO NA CHUVA
Gene Kelly e Stanley Donen "Com a alegria do musical, filme enfoca a transição do cinema mudo para o falado" Vítor's rating:
CREPÚSCULO DOS DEUSES
Billy Wilder "A mistura de realidade e ficção, com atores e diretores sendo eles mesmos em seus dramas reais, nunca havia sido feita antes" Vítor's rating:
PERSONA
Ingmar Bergman "Poema visual marcado pela psicanálise demonstra a ausência de limites definidos entre identidades" O MENSAGEIRO DO DIABO
Charles Laughton "Robert Mitchum se encaixa com perfeição no papel de um psicopata que assombra criancinhas nesta grande fábula sombria" 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
Stanley Kubrick "Ficção científica revolucionária discute a aventura do homem para compreender o mistério da criação" Vítor's rating:
OS SETE SAMURAIS
Akira Kurosawa "Acusado de dar as costas para sua cultura, nesta obra o cineasta mescla uma dinâmica de ação com uma tradição tipicamente japonesa" O LEOPARDO
Luchino Visconti "Decadência da aristocracia e ascensão da burguesia na visão de um nobre comunista marcam refinado épico" TAXI DRIVER
Martin Scorsese "A violência e a paranóia das ruas de Nova York encarnadas na mente perturbada de um motorista solitário" Vítor's rating:
ERA UMA VEZ EM TÓQUIO
Yasujiro Ozu "Na invasão da cultura oriental pela ocidental, sai ganhando a câmera fixa e contemplativa deste belo filme familiar" Vítor's rating:
FITZCARRALDO
Werner Herzog "Construção de teatro de ópera na selva é a metáfora do projeto civilizatório que se firma sobre a natureza" Vítor's rating:
ACOSSADO
Jean-Luc Godard "Com improvisação e referências que misturam o pop e o erudito, cineasta injetou oxigênio no modo de filmar" Vítor's rating:
JULES E JIM - UMA MULHER PARA DOIS
François Truffaut "Diretor celebra alegria de viver nos vínculos entre personagens que compõem um triângulo amoroso" Vítor's rating:
O CONFORMISTA
Bernardo Bertolucci "Imagem pensada como pintura subverte a palheta enquanto o branco representa o horror do fascismo" EM BUSCA DO OURO
Charles Chaplin "Aventura passada no Alasca traz a famosa cena em que o personagem Carlitos executa a dança dos pãezinhos" METRÓPOLIS
Fritz Lang "Ficção futurista critica a exploração do operariado, que na trama vive no subterrâneo enquanto os chefes moram no alto" O SÉTIMO SELO
Ingmar Bergman "Tema tabu na cultura ocidental, a morte é tratada com ironia inédita no cinema, misturada a uma visão realista sobre a idade média" A AVENTURA
Michelangelo Antonioni "Crise do homem moderno é tema de obra feita de vazios que abre a trilogia da incomunicabilidade" Vítor's rating:
AMARCORD
Federico Fellini "Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975, o longa mescla memórias da Itália sob o fascismo e imagens de sonhos" Vítor's rating:
VIRIDIANA
Luis Buñuel "Cineasta anticlerical escandalizou a igreja católica, que considerou a obra um insulto ao cristianismo" NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
Woody Allen "Comédia explora distúrbios de um casal e as razões dos fracassos dos relacionamentos" Vítor's rating:
"O épico do cinema mudo pode ser considerado o 'blockbuster' de sua época, tamanho seu custo e bilheteria"
"Limites da razão e do poder são temas centrais de um grande filme que teve produção carregada de problemas"
Vítor's rating:
"Italiano resgata a grandeza dos westerns clássicos com história de vingança influenciada pela ópera"
"Saga retrata contraste de valores do Texas e registra o terceiro e último desempenho de James Dean"
Vítor's rating:
"Suspense é tão bem engendrado que, mesmo que se conheça a identidade do assassino, o medo continua a funcionar"
Vítor's rating:
"A atuação de Maria Falconetti, como mártir, é considerada uma das melhores do cinema"
"A longa e sangrenta decadência de um lutador de boxe cuja alma é torturada pelo ciúme e pela brutalidade"
Vítor's rating:
"Registro de jogos olímpicos durante o nazismo persegue ideais de beleza e perfeição num balé de corpos em movimento na tela"
"Adaptação de romance policial de Dashiell Hammett inaugura gênero noir e concede a Bogart o status de ícone"
Vítor's rating:
"Diagnóstico da condição brasileira sob a forma de ópera, filme é assinado por um dos maiores nomes da produção nacional"
"Tema da guerra fria, risco que apavorava o mundo nos anos 1960, é levado pela primeira vez às telas num tom acidamente cômico"
Vítor's rating:
"Dramático relato 'documental' filmado nas ruas sobre a Itália açoitada pelos nazistas"
"Artista traça com humor e ironia painel sobre o vazio da burguesia, que substitui ideais por hedonismo"
Vítor's rating:
"Em vez do preto-e-branco típico do noir, a fotografia em tons alaranjados não esconde a cinzenta visão do mundo do diretor"
Vítor's rating:
"O longa traz elementos sacralizados pelo imaginário da cultura americana para fazer um inesquecível conto de Natal"
Vítor's rating:
"O exemplo mais bem acabado do sistema clássico de produção dominado pelos estúdios de Hollywood"
"Crítica à transformação do homem em máquina por causa do trabalho fez o diretor ser perseguido politicamente"
Vítor's rating:
"O beijo apaixonado entre Burt Lancaster e Deborah Kerr, rolando na areia da praia, é uma das cenas mais românticas da história do cinema"
Vítor's rating:
"Reflexão filosófica sobre o fim do mundo tornou-se o testamento de um dos maiores diretores do século 20"
"Parábola sobre a violência como diversão também ironiza formas institucionais de impor controle aos indivíduos"
Vítor's rating:
CommentsLogin or Signup to post a comment |
Description
![]() 100 filmes essenciais de acordo a edição especial da revista Bravo! lançada em 2008. "O ranking das melhores produções da história do cinema em textos sobre os principais trabalhos de Orson Welles, Stanley Kubrick, Federico Fellini, Woody Allen, Alfred Hitchcock e muitos outros."
|
Lists
Reviews
Images
Forums
Movies
TV Shows
DVDs
Music
Books
Games








































































Auhauahuahuah...3 na home! Wow!
E todo mundo se voto né? Massa é isso. O sindicato é forte!
Ei, achei massa vc ter começado a por as frases - mas vai por em todas, né?
Agora uma sugestão, troque "lançada em 2008." por "Ed. nº xx | (mês x), 2008" acho que fica mais sério.
Mas parabéns pelo trabalho braçal! =]
vamo fazer uma maratona?